HOME BLOG CONTATO INDIQUE ESTE SITE
 
Área:
CARO LEITOR | ver comentários |
Título: Não esqueça do vereador
Autor: Rodolfo C. Martino - publicado em 28/08/1996
 

01. Chamo sua atenção para o pleito da próxima quinta-feira (dia 3). Além de escolhermos o futuro prefeito de São Paulo, vamos renovar a bancada de 55 vereadores da Câmara Municipal.

02. Destaco, em especial, esse segundo ítem. É comum que, na euforia da disputa do cargo majoritário, não dedicamos a importência devida à escolha do nosso vereador. Tem dimensões grandiloqüentes a corrida à Prefeitura, inclusive com maciça atuação dos meios de comunicação. Já a disputa pela vereança vale-se mais dos esforços de cada candidato, do corpo a corpo que faz nas ruas e associações, dos abnegados correligionários e da turma do vota que eu recomendo, é meu amigo.

03. Convém, creio eu, ponderar. Entre os políticos, o vereador é o representante mais próximo do povo, mais próximo do dia-a-dia da comunidade, aquele que costuma aparecer nas reuniões das SABs e das igrejas, têm comitê por perto, pode levar nossas reivindicações e problemas para esferas mais distantes da vida pública.

04. Parece claro. Essa proximidade faz com que dar o voto a um ou outro candidato seja uma questão importante. Não basta a primeira impressão e é inaceitável que se faça uma opção aleatória. Cabe a cada eleitor, soberano nesta decisão, definir os critérios que vai levar em conta para a escolha. Desde que se restabeleceu o processo de redemocratização do País, pode-se comemorar, felizmente, o crescente nível de conscientização dos eleitores. Cada vez mais, as pessoas estão entendendo que devem participar -- e o voto é um dos principais meios -- da vida política, seja em que nível for. É a partir de nós que nascem os rumos econômicos e sociais que vão dar diretriz e prumo a toda Nação.

05. Por isso, caro leitor, nunca é demais repetir essa nossa cantilena. Vamos apostar nos candidatos a vereador de nossa região -- e olha que são mais de 20 os concorrentes, neste ano. No que diz respeito ao Ipiranga e região, essa regra para se votar bem costuma ser imbatível. Aliás, na legislatura que se encerra, éramos a região que possuía a maior, digamos, bancada. Chegamos a ter sete representantes entre os 55 vereadores do município. O que, aliás, nos valeu consideráveis conquistas no aspecto social.

06. Para este ano, há chance do espaço ipiranguista se ampliar. Pretendentes não faltam. Todos com o firme propósito de fazer do Ipiranga mais Ipiranga, como bem ensinava o saudoso colunista de GI, dr. João Yazbek. De qualquer forma, seja qual for a motivação da escolha para vereador e prefeito, vale não se deixar soterrar pela avalanche de nomes, números e propostas. Melhor é pensar bem agora para não se arrepender depois...

 
 
COMENTÁRIOS | cadastrar comentário |
 
 
© 2003 .. 2017 - Rodolfo Martino - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Sicca Soluções.
Auto-biografia
 
 
 
BUSCA PELO SITE