HOME BLOG CONTATO INDIQUE ESTE SITE
 
Área:
REPORTAGENS | ver comentários |
Título: Retrospectiva valiosa
Autor: Rodolfo C. Martino - publicado em 14/06/1988
 

* O MASP vai expor, pela primeira vez, a obra de Gino Bruno

Na última semana de vida, o pintor Gino Bruno acalentou a idéia de ver ma retrospectiva de suas obras no Museu de Arte de São Paulo. Como se pressentisse a morte, Bruno procurou o amigo Pietro Maria Bardi, que se mostrou vivamente interessado em realizar a exposição. Os detalhes foram todos acertados, mas dias depois (8 de setembro de 1977), o pintor morreu de enfarte aos 78 anos. “O sonho, no entanto, permaneceu vivo em cada um de seus discípulos, em cada um de seus admiradores” – ressalta Sílvio Alves, pintor, aluno e genro de Gino Bruno.

Sílvio é um dos principais coordenadores do movimento de artistas plásticos que está organizando, para o segundo semestre deste ano, a tão almejada retrospectiva no MASP.

“Estamos recolhendo as diversas obras de Gino Bruno nos museus e acervos particulares. Queremos reunir o maior número possível de telas para traçar um perfeito painel da obra impressionista de Gino Bruno que, particularmente, considero um dos expoentes de nossa pintura, ao lado de Cândido Portinari e Lazar Segall”, explica Sílvio em seu ateliê próximo ao Parque da Aclimação.

Ele entusiasma-se ao comentar a obra do mestre, um artista reconhecido e premiado no Brasil e no Exterior.

“Meu sogro possuía um traço pessoal inconfundível”, explica Sílvio. “Sempre foi bastante elogiado e, mesmo participando de movimentos renovadores como a Semana de Arte de 22, jamais se deixou levar pelos modismos. Tinha uma personalidade marcante – traço, aliás, que passou para sua obra”.

Sílvio lembra um texto do poeta Menotti Del Picchia, de 1947, verdadeira elegia ao trabalho de Gino Bruno: “Enquanto os demais expõem, polemizam, discutem, negam-se, elogiam-se, xingam-se – este pintor pinta. Pinta com fervor, com exasperação, com absorção total do seu tempo”.

Em outra crônica, não menos elogiosa, Del Picchia compara a obra de Gino Bruno à de Cândido Portinari. Diz o crítico e escritor: “Portinari é a técnica a serviço da imaginação. É a inquietação em múltiplos caminhos. Bruno é a técnica e a obstinação. A luta em profundidade (...) Portinari dá-me a idéia de um astrônomo que anseia por descobrir novas galáxias e estrelas. Gino Bruno sugere-me o químico pesquisando a essência da matéria.Um é dinâmico e condoreiro e o outro estático e lírico”.

Natural da província de Adria, na Itália, Gino Bruno veio ainda criança para o Brasil, junto com os pais. Sempre viveu em São Paulo, onde estudou no Liceu de Artes e Ofícios. Foi contemporâneo de pintores como Anita Malfati, Paulo Rossi Ozir, Tarsila Amaral, que agitaram a Semana de Arte Moderna em fevereiro de 1922.

“O Brasil é um país sem memória”, desabafa Sílvio Alves. “Em termos de artes visuais, então, nem se fala. Sequer existe um acervo que assegure para a posteridade o notável conjunto de obras de artistas nacionais. Se em vida o grande público mal os conhece, imagine, então, depois que morrem”.

Por isso, Sílvio e um grupo de amigos – todos apaixonados pela pintura – empenham-se para divulgar a obra de Gino Bruno, “responsável por uma valiosa, inestimável contribuição à cultura brasileira”.

Revista Afinal. 14/06/1988

 
 
COMENTÁRIOS | cadastrar comentário |
 
Autor: Maura Marcia de Oliveira Data: 11/11/2016
Tenho uma obra de Gino Bruno, óleo slbre tela, categoria narureza morta. Vaso de Amarilis., de 19t6.
 
Autor: Maura Marcia de Oliveira Data: 11/11/2016
Tenho uma obra de Gino Bruno, óleo slbre tela, categoria narureza morta. Vaso de Amarilis., de 19t6.
 
Autor: Maura Marcia de Oliveira Data: 11/11/2016
Tenho uma obra de Gino Bruno, óleo slbre tela, categoria narureza morta. Vaso de Amarilis., de 19t6.
 
Autor: Adalberto caevalho Data: 21/07/2016
Bom dia, Tenho um quadro de uma paisagem com um barco no lago e árvores com montanhas ao fundo assinado por Gino Bruno, gostaria de uma avaliação pois tenho interesse em vender como proceder!!
 
Autor: Cássio Fleury de Souza Lima Data: 29/05/2016
Boa tarde, tenho um quadro de uma paisagem com uma porteira, muito bonito, assinado por Gino Bruno, gostaria de uma avaliação pois tenho intenção de vender, como proceder?
 
Autor: Patricia Della Noce Data: 11/06/2015
Tenho uma pintura de Gino Bruno, prêmio de honra (4º Prêmio) no Salão de Belas Artes, Quadro Vaso de Rosas e gostaria de saber como poderia avaliá-lo. Grata!
 
Autor: elizabeth Data: 27/09/2011
Possuo 3 obras que gostaria de vender.
Estão perfeitas e com molduras largas, em ótimo estado.
Deixo meu contato: elizabethfogliano@yahoo.com.br
 
Autor: Di Bonetti Data: 17/10/2010
Sou Curadora e diretora do www.portalartes.com.br
Já fiz três maravilhosas exposições da "MÃE DO MODERNISMO BRASILEIRO" ANNITA MALFATTI.
Muito interessante pensar numa Curadoria de Gino Bruno, já que ele, embora não tenha participado da Semana de Arte Moderna em 1922, foi contemporâneo dos modernistas.
O que me chamou a atenção para esse grande artista foi um quadro que estou fazendo a conservação, o qual pertence a APL - ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS. Sou a Curadora oficial da APL e estou fazendo restauro de fotografias e conservação das obras de arte. Me deparei hoje com uma obra do Gino Bruno, pequena, pintada sobre madeira com óleo, numa madeirinha mal cortada e com uma moldura muito simples. Ele foi esquecido de pendurar na nova reforma da Academia justamente porque a moldura desvalorizava a pintura, mas já estou providenciando uma moldura a altura dessa maravilhosa obra. Deve ser um dos acadêmicos que foi retratado, agora vou pesquisar para descobrir qual é o acadêmico.

Proponho abrir para o Gino Bruno um espaço no Portal Artes para que possamos reunir todas as obras que conseguirmos encontrar. Os colecionadores poderão me enviar fotos das obras com o tamanho da tela e toda informação que contiver no verso da tela também.
Se o colecionador quiser ter seu nome publicado, é só autorizar. Se não desejar ter seu nome publicado podemos colocar: Colecionador particular de (ex.) SP, Rio de Janeiro, etc.
De qualquer forma gostaria de enviassem ao meu e-mail todos os contatos, pois poderemos pensar mesmo numa exposição física com as obras do Gino Bruno com a publicação de um livro para divulga-lo.

Aguardo contato: Di Bonetti - dibonetti@portalartes.com.br
Telefone: 11- 9656-1541

Na semana que vem já vou incluir o Gino Bruno no www.portalartes.com.br

Obrigada

Di Bonetti
 
Autor: ricardo Data: 13/10/2010
Tenho uma obra de Gino Bruno - A Bailarina - e tenho interesse em vender, contato no e_mail ricardo@giacometti.com.br
 
Autor: Reginaldo Cesar de Campos Data: 26/09/2010
Lí o comentario do Evandro Silva Clementino,e assim como ele pouco sabia sobre a vida e obra de Gino Bruno . Possuo 2 obras de Gino Bruno. São quadros muito especiais-uma marina com barcos, e outra de uma sala de atelier-ambas demonstrando um estilo proprio,maduro,cheio de lirismo e dominio de tecnica de um verdadeiro mestre.Um mestre que infelizmente poucos conheceram.Sua reportagem - Rodolfo Martino- foi ótima e eu tambem gostaria de colocar-me à disposição para colaborar a qualquer iniciativa que tenha por objetivo divulgar a obra deste grande pintor brasileiro.
Reginaldo Cesar de Campos Tel 19 -3232 3769 Campinas SP email=clinicaemg@terra.com.br .
 
Autor: EVANDRO SILVA CLEMENTINO Data: 20/09/2010
CONHEÇO POUCO SOBRE A VIDA E OBRA DE GINO BRUNO.MESMO ASSIM, ACHO SUA OBRA PROFUNDA,TOCANTE,AO MESMO TEMPO DE UMA DELICADEZA QUASE SEM PRECEDENTES.GOSTARIA DE TÊ-LO CONHECIDO;DEVIA SER UM HOMEM BOM,NO SENTIDO COMPLETO DA PALAVRA.POSSUO 2 OBRAS DELE.SERIA ÓTIMO VER UMA GRANDE EXPOSIÇÃO EM SUA HOMENAGEM.QUEM SABE SE SEUS ADMIRADORES SE UNISSEM...
EVANDRO CLEMENTINO
BELO HORIZONTE-MG
31- 91427011
 
Autor: Luiz Lago Data: 19/11/2009
Possuo um óleo sobre tela de Gino Bruno

natureza morta "cópia de Pedro Alexandrino".

sem moldura: 0,90x067.

Tenho interesse na venda e posso enviar fotos - ótimo estado de conservação.
 
Autor: Rodrigo Benevides Data: 27/08/2009
Olá,

Estive procurando dados sobre a vida de Gino(familiares, obras em São Paulo...), pois vivi com uma tia, aluna dele em seu atelier em São Paulo. Minha familia( Bezerra de Mello) de Recife detém 4 grandes quadros de Gino e são expetaculares, um verdadeiro tesouro que pretendemos preservá-lo. Tenho as cartas de Gino durante muito tempo para ela e em 2004, antes de seu falecimento as 94 anos, publiquei seu livro de Pintura(Uma Vida pela Arte) o qual ela me pediu para que fosse uma homenagem a ele, reproduzindo também suas obras nele. Deixo aqui o interesse de procurar interessados em criar um legado sobre a vida de Gino Bruno, pois ele é mais do que merecedor. Gostaria de entrar em contato com aqueles que se interessam em vender seus quadros. Atualmente moro em Campinas/SP brasil.2@ibest.com.br
 
Autor: Nelson Coutinho Data: 18/08/2009
Possuo uma obra de Gino Bruno, trata-se de uma vista do Pico do Jaraguá. Meu api foi amigo pessoal dele e possuia várias obras.
 
Autor: fabio de maria Data: 03/06/2009
possuo uma obra de Gino Bruno, feita em 1935, sagrado coraçcao de jesus. Quando ele espunha no palace hotel em poçcos de caldas.
 
Autor: Leandro Mendes Davanso Data: 13/05/2009
Para contribuir nesta exposição, tenho domínio de uma obra de Gino Bruno para apreciação, na qual meu objetivo é vende-la. Se possível prestar auxílio. Obrigado.
leandro@socopa.com.br
11-7887.2055
9*29157
 
Autor: Suzeli Ap.Simoes Aluisi Data: 11/01/2009
Olá, a muito tempo, a a pedido de um tio Isidoro Mina, venho tentando contatos com colecionadores de Gino Bruno.Esse tio tem duas obras de Gino Bruno.Entre em contato com ele.Rio Claro SP tel:0xx19-3534-2375.Obrigada Suzi.
 
Autor: Ciro Giannella Data: 02/08/2008
Sou de São Paulo, Capital, e minha mãe foi aluna de Gino Bruno. Tenho dois óleos sobre tela do pintor (um deles com dedicatória), e gostaria de ver uma retrospectiva desse grande artista. Telefones (11) 3333-7412 e 8487-9028.
 
Autor: simone passos Data: 30/07/2008
Tenho um óleo sobre tela maravilhoso de Gino Bruno! Uma marinha. Gostaria de cooperar apresentando-o numa retrospectiva que engrandeça o ilustre pintor. Simone Passos cel. n. 95928283
 
Autor: luiz françoso junior Data: 23/06/2008
Vou deixar aqui meu telefone para contato e e-mail;
Luiz
11 - 5908-1129
lfrancoso@ig.com.br
 
Autor: Daniel de Barros Zampieri Corbett Data: 08/04/2008
Nossa acho que deva ser feito sim, se eu puder ajudar eu tenho duas obras do GINO BRUNO ambas de 1969.
 
Autor: luiz françoso junior Data: 14/09/2007
Prezado
Rodolfo C. Martino,

Li sua reportagem sobre o pintor Gino Bruno e acho realmente que ja se deveria ter feito uma retrospectiva não só de obra mas de sua vida tambem .
Parabens pela reportagem, acho que a ainda muito do que falar deste grande artista.
Caso poça contribuir me avise.
Ate logo
Luiz
 
 
© 2003 .. 2017 - Rodolfo Martino - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Sicca Soluções.
Auto-biografia
 
 
 
BUSCA PELO SITE