HOME BLOG CONTATO INDIQUE ESTE SITE
 
Área:
CARO LEITOR | ver comentários |
Título: Cidadania virtual. Pelo fim da miséria
Autor: Rodolfo C. Martino - publicado em 04/04/2003
 

"Há pessoas que lêem livros. Há pessoas que lêem pessoas" (professor Darci Ribeiro)

01. Um dos nomes mais importantes da história contemporânea do Pais esteve virtualmente no Ipiranga na sexta-feira, dia 28. O coordenador da Mobilização Nacional do Programa Fome Zero, Frei Betto, participou do encontro Brasil Sem Fome. Cidadania à Mesa, promovido pelo Sesc Ipiranga, ao lado de outro especialista em segurança alimentar e nutricional, o professor Francisco Menezes.

02. Frei Betto estava no Rio, Menezes em outro ponto da cidade. No auditório do Sesc, professores e estudantes do Centro Universitário São Camilo, alunos da Escola Técnica Carlos de Campos, moradores e convidados -- entre eles, o jornalista André Dusicska, representando Gazeta do Ipiranga. O debate foi mediado por outro jornalista, André Trigueiro, da Globo News.

03. A proposta do encontro foi a discussão do tema, via Internet. Afinal, a questão da fome é prioridade do Governo Lula e merece mesmo ser discutida à exaustão por toda a sociedade. É a primeira vez que um governo adota um projeto social, dessa magnitude, como esteio de atuação, foco dos primeiros e decisivos passos. Aliás, é inevitável fazer a observação sobre a função das novas tecnologias, especialmente no triste momento em que vivemos. Todo esse instrumental de modernidade só faz sentido quando usado para debelar a miséria do homem no Planeta e assim promover a paz entre as nacões.

04. Neste sentido e contexto, voltemos ao encontro e em especial a dois depoimentos.

05. Frei Betto: a miséria é um escândalo e uma ofensa a Deus. É preciso uma grande mobilização mundial para evitar que a fome continue sendo a principal dama a semear a morte entre os homens. Por isso, destaco a importância do programa Fome Zero. Em todo o mundo existem várias fundações e programas que combatem as mais diversas causas. A AIDS, por exemplo. Mas, não tenho conhecimento de uma fundação ou o que for que combata a miséria. Por isso, considero importante o exemplo brasileiro e que se tenha uma campanha contra a miséria.

06. Do universal para nossa aldeia. O depoimento da coordenadora do Curso de Nutrição do Centro Universitário São Camilo: fome também é a ingestão inadequada de uma série de alimentos, sem qualquer valor nutritivo. Infelizmente, encontramos o problema em diversos lugares da cidade de São Paulo. A ocorrência se dá em mais locais que imaginamos, especialmente nos bolsões de pobreza na periferia ou mesmo aqui pertinho, na favela de Heliópolis.

07. Ou seja, temos muito o que fazer em prol do nosso semelhante -- e de nós mesmos.

 
 
COMENTÁRIOS | cadastrar comentário |
 
 
© 2003 .. 2017 - Rodolfo Martino - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Sicca Soluções.
Auto-biografia
 
 
 
BUSCA PELO SITE