HOME BLOG CONTATO INDIQUE ESTE SITE
 
BLOG
Blogs no mês 09/2017
Blogs no mês 08/2017
Blogs no mês 07/2017
Blogs no mês 06/2017
Blogs no mês 05/2017
Blogs no mês 04/2017
Blogs no mês 03/2017
Blogs no mês 02/2017
Blogs no mês 01/2017
Blogs no mês 12/2016
Blogs no mês 11/2016
Blogs no mês 10/2016
Blogs no mês 09/2016
Blogs no mês 08/2016
Blogs no mês 07/2016
Blogs no mês 06/2016
Blogs no mês 05/2016
Blogs no mês 04/2016
Blogs no mês 03/2016
Blogs no mês 02/2016
Blogs no mês 01/2016
Blogs no mês 12/2015
Blogs no mês 11/2015
Blogs no mês 10/2015
Blogs no mês 09/2015
Blogs no mês 08/2015
Blogs no mês 07/2015
Blogs no mês 06/2015
Blogs no mês 05/2015
Blogs no mês 04/2015
Blogs no mês 03/2015
Blogs no mês 02/2015
Blogs no mês 01/2015
Blogs no mês 12/2014
Blogs no mês 11/2014
Blogs no mês 10/2014
Blogs no mês 09/2014
Blogs no mês 08/2014
Blogs no mês 07/2014
Blogs no mês 06/2014
Blogs no mês 05/2014
Blogs no mês 04/2014
Blogs no mês 03/2014
Blogs no mês 02/2014
Blogs no mês 01/2014
Blogs no mês 12/2013
Blogs no mês 11/2013
Blogs no mês 10/2013
Blogs no mês 09/2013
Blogs no mês 08/2013
Blogs no mês 07/2013
Blogs no mês 06/2013
Blogs no mês 05/2013
Blogs no mês 04/2013
Blogs no mês 03/2013
Blogs no mês 02/2013
Blogs no mês 01/2013
Blogs no mês 12/2012
Blogs no mês 11/2012
Blogs no mês 10/2012
Blogs no mês 09/2012
Blogs no mês 08/2012
Blogs no mês 07/2012
Blogs no mês 06/2012
Blogs no mês 05/2012
Blogs no mês 04/2012
Blogs no mês 03/2012
Blogs no mês 02/2012
Blogs no mês 01/2012
Blogs no mês 12/2011
Blogs no mês 11/2011
Blogs no mês 10/2011
Blogs no mês 09/2011
Blogs no mês 08/2011
Blogs no mês 07/2011
Blogs no mês 06/2011
Blogs no mês 05/2011
Blogs no mês 04/2011
Blogs no mês 03/2011
Blogs no mês 02/2011
Blogs no mês 01/2011
Blogs no mês 12/2010
Blogs no mês 11/2010
Blogs no mês 10/2010
Blogs no mês 09/2010
Blogs no mês 08/2010
Blogs no mês 07/2010
Blogs no mês 06/2010
Blogs no mês 05/2010
Blogs no mês 04/2010
Blogs no mês 03/2010
Blogs no mês 02/2010
Blogs no mês 01/2010
Blogs no mês 12/2009
Blogs no mês 11/2009
Blogs no mês 10/2009
  Esmeril - 23/10/09
  Canetinhas e lambe-lambes - 22/10/09
  O artigo do filho do meu amigo - 21/10/09
  You say goodbye - 20/10/09
  A bronca de Muricy - 19/10/09
  Sonhos, sonhos são... - 17/10/09
  Hawilla e o Diário de S. Paulo - 16/10/09
  Dunga e Maradona - 15/10/09
  Paul Anka está de volta - 14/10/09
  Não Foi Por Falta de Trilha Sonora (4) - 13/10/09
  Senhora Aparecida - 12/10/09
  Ai de ti, Copacabana - 11/10/09
  Cosminho e a poupança - 10/10/09
  O nobre da paz - 09/10/09
  Itagiba e o vereador - 08/10/09
  As redações de então - 07/10/09
  Último a saber - 06/10/09
  A turma do poncho e conga - 05/10/09
  O legado de Mercedes Sosa - 04/10/09
  Conversa ao pé do bule de café - 03/10/09
  Exercícios futuristas - 02/10/09
  Do outro lado do Planeta - 01/10/09
Blogs no mês 09/2009
Blogs no mês 08/2009
Blogs no mês 07/2009
Blogs no mês 06/2009
Blogs no mês 05/2009
Blogs no mês 04/2009
Blogs no mês 03/2009
Blogs no mês 02/2009
Blogs no mês 01/2009
Blogs no mês 12/2008
Blogs no mês 11/2008
Blogs no mês 10/2008
Blogs no mês 09/2008
Blogs no mês 08/2008
Blogs no mês 07/2008
Blogs no mês 06/2008
Blogs no mês 05/2008
Blogs no mês 04/2008
Blogs no mês 03/2008
Blogs no mês 02/2008
Blogs no mês 01/2008
Blogs no mês 12/2007
Blogs no mês 11/2007
Blogs no mês 10/2007
Blogs no mês 09/2007
Blogs no mês 08/2007
Blogs no mês 07/2007
Blogs no mês 06/2007
Blogs no mês 05/2007
Blogs no mês 04/2007
Blogs no mês 03/2007
Blogs no mês 02/2007
Blogs no mês 01/2007
Blogs no mês 12/2006
Blogs no mês 11/2006
Blogs no mês 10/2006
Blogs no mês 09/2006
Três histórias sobre o GP Brasil
18/10/2009
 

Três breves histórias sobre o GP Brasil de Fórmula 1.

A primeira, eu vi.

A segunda, eu vivi.

A terceira, gostaria de ter escrito.

I.

A que eu vi:

O repórter-fotográfico Anísio Assunção foi destacado para cobrir o primeiro dia de treinos em Interlagos. Ficou todo entusiasmado, pois faria sua estréia na categoria mais rápida do mundo. Todo orgulhoso exibia a credencial da FIA a todos nós, repórteres viralatas que continuaríamos, mesmo num fim de semana tão especial para a Cidade e para o mundo, com nosso ramerame diário de coberturas.

Buracos de rua, rondas policiais, o trânsito nas estradas que nos aguardassem.

O Anísio, não. O Anísio faria Fórmula 1.

Talvez seja bom lembrar que ainda, àquela época (não tão distante assim), não existia máquinas fotográficas digitais.

Fim da tarde.

De volta à redação, encontramos o amigo ‘lambelambe’ numa tristeza danada.

Estranhamos inclusive o silêncio da figura, falador por excelência.

Sobre a mesa do editor, a razão de tamanha dor.

Uma penca de fotos em que ora apareciam apenas o bico dianteiro dos bólidos ora se via apenas a traseiro dos danados. Duas ou três puderam ser aproveitadas.

Eram do movimento dos boxes.

Mesmo assim, Anísio estava pronto para um novo embate no dia seguinte:

“Os bichinhos são rápidos demais, sô” – disse com seu inconfundível sotaque mineiro. “Mas, amanhã, eles não me escapam.”

II.

A segunda, a que eu vivi.

Meus cinco ou seis fiéis leitores podem não acreditar.

Mas, eu estava lá, em Interlagos, quando aconteceu a primeira corrida de Fórmula 1 no Brasil.

Atentem para o ano: 1972.

Para que tenham ideia, a prova ainda não fazia parte do calendário oficial da categoria.

Foi uma espécie de teste.

Emerson Fittipaldi era o piloto brasileiro.

Não lembro se foi ele que ganhou. Desconfio que não.

(Procurem no Google!)

Mesmo assim, foi bem divertido.

Assim como o Anísio, não tinha noção de quem era quem.

Mas, achei os bichinhos rápidos demais, sô.

III.

Eu gostaria de ter participado da cobertura que o jornal Notícias Populares fez de um dos GPs do Brasil num desses anos que se perdeu no tempo.

Acreditem! O João Gordo era um dos repórteres.

Ele tinha uma característica comum a mim e ao Anísio: não entendia nada do assunto.

Esse era o diferencial.

Falou do que acontece no dia dos pilotos, da mulherada que fica solta por ali, do trampo duro dos mecânicos, dos bastidores da coisa toda.

Um dia antes da prova, o jornal trouxe estampado um mapa de como assistir ao Grande Prêmio de graça. Em cima da ponte, subindo um barranco, atravessando um buraco em uma das grades, entre outras possibilidades.

Foi um sucesso!

No dia da prova, esses locais estavam lotados.

* FOTO NO BLOG: Roma/arquivo pessoal

 
| cadastrar comentário | veja os comentários |
 
 
© 2003 .. 2024 - Rodolfo Martino - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Sicca Soluções.
Auto-biografia
 
 
 
BUSCA PELO SITE