Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Era para ser um veado fumando…

Trechos do livrorreportagem Por Dentro da PlayBoy, apresentado hoje como trabalho de conclusão do curso de Jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo pelos formandos Ana Carolina Tricta Cassinelli Santos e Caio Glerian Machado.

Participei da banca ao lado da jornalista Camila Gomes e da professora orientadora Margarete Pedro. Dei nota 9 e boas vindas aos antigos alunos e novos colegas.

I.

“A revista Playboy vende o prazer do capitalismo, os melhores carros, roupas, bebidas, o melhor do jornalismo e as meninas mais bonitas. Com isso vendemos o prazer em todos os sentidos” – explicou o atual diretor de redação, Edson Arn.

II.

(Lançada em 1953) A nova revista trazia sofisticação da publicação masculina Square que continha jornalismo, humor, moda, bebida e gastronomia, com o adicional de fotos de garotas sem roupas. A primeira edição norte-americana teve como capa a atriz Marilyn Monroe e foram pagos 500 dólares pelos direitos das fotos de um calendário.

III.

O nome da publicação seria primeiramente Stag Party (despedida de solteiro) e o símbolo um veado fumando esperando uma mulher.

IV.

O coelho foi escolhido para ser ícone da revista porque Hugh Hefner (o fundador) acreditava que ele representava um espírito divertido que se adequava à revista. (Susan Gunelius em “Nos bastidores da PlayBoy – O jeito Playboy de gerir uma marca”)

V.

Em 1975, Roberto Civita falou com a direção americana da Playboy e trouxe a revista para solo brasileiro, mas com a intenção de retratar as celebridades, mulheres que faziam sucesso na época na televisão.

VI.

A revista brasileira é a segunda revista masculina do mundo e a primeira do país. Entre as publicações gerais está entre as 10 mais vendidas em bancas.

VII.

A corte da Xuxa também posou para a revista. Além da rainha, tiraram a roupa uma cunhada, uma prima e cinco paquitas.

VIII.

Luma de Oliveira (ex-mulher do empresário Elke Batista) e Sheila Carvalho (a morena do É o Tchan) são as campeãs. Estamparam ao todo cinco capas da revista.

Verified by ExactMetrics