Chega dezembro, e começam as bancas de avaliação dos trabalhos de conclusão de curso dos preclaros estudantes de jornalismo.
Este velho rábula é convidado – ora como orientador, ora como avaliador – a participar de diversas bancas.
Fico honrado com o convite e, desde já, desejo boa sorte a todos.
Por isso, a partir de hoje e pelos próximos dias, tento juntar o útil ao agradável, e destaco no blog trechos e considerações sobre esses trabalhos.
É uma boa oportunidade, creio, para o público possa conhecer o olhar e ‘pegada’ desta nova safra de jornalistas que desembarca no mercado.
II.
Na quinta-feira, participei da banca do livrorreportagem “Ousada Timidez – O Comportamento Ao Longo de Uma Vida Na Era Digital”, de autoria de Caroline Bastos, Diana Carvalho, Laís Aloíse e Mariana Lima.
Orientação do amigo e prof. Jairo Marques.
O trabalho foi aprovado com nota 10.
Veja trecho sobre os tímidos que o livro destaca, de autoria da jornalista e escritora Isabel Stilwell:
“São os tímidos, os tímidos convictos, que têm a minha admiração. Não se impõem aos outros à força; quando falam, geralmente é porque têm qualquer coisa de importante para dizer, ouvem nossas histórias até o limite da paciência e são o ombro em que mais apetece chorar. Normalmente, são muito mais sábios porque perderam mais tempo a observar o que se passa à volta – e conseguiram fazê-lo sem serem notados. Mas, acima de tudo, têm um sorriso que os extrovertidos geralmente não têm. Não é frequente, e por isso tem muito mais graça e depois começa num canto da boca e vai se transformando num sorriso aos poucos e poucos.”
III.
Gostei muito da descrição.
Por um simples motivo.
É perfeita para descrever meu filho…