Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Jornalismo Metodista e o novo Projeto Editorial da Folha

O curso de Jornalismo da Escola de Comunicação, Educação e Humanidades da Universidade Metodista de São Paulo recebe, na noite de hoje, o jornalista Uirá Machado, editor do Caderno Ilustríssima, da Folha de S. Paulo, para falar sobre o novo Projeto Editorial do jornal, implementado em abril

O encontro será no salão nobre do campus Rudge Ramos, a partir das 19h30.

Neste novo Projeto Editorial, no entender do editor-executivo Sérgio D’Ávila, “o jornal destaca a relevância do jornalismo profissional para manter nítida a distinção entre notícia e falsidade e argumenta que jornais pautados pelo diálogo pluralista fazem contraponto à intolerância que assola as redes sociais, acentuada pela recente onda internacional de populismo nacionalista ultraconservador.”

No documento, a Folha lista 12 itens que sintetizam seus compromissos editoriais, políticos e éticos.

O editor-executivo explica:

“A nova versão do Projeto Editorial reconhece uma demanda mal atendida por informações proveitosas e inspiradoras, sem prejuízo da prioridade dada a enfoques críticos e à busca da notícia exclusiva. Sugere que as reportagens deveriam ser mais conclusivas.

Considera legítimos novos formatos publicitários, definidos como conteúdo patrocinado, desde que fique clara sua natureza não jornalística. O videojornalismo e a reportagem que garimpa bases de dados são elencados entre os campos nos quais há muito a desenvolver.

A edição impressa é tomada como versão de referência do último ciclo noticioso, enquanto a plataforma digital se renova no decorrer do dia.

O jornal reafirma sua perspectiva liberal diante da economia, da política e dos costumes. Reitera que procura praticar um jornalismo crítico, apartidário e pluralista. E salienta a dimensão analítica, interpretativa e opinativa capaz de iluminar os fatos.

O jornal tem a praxe de divulgar de tempos em tempos versões atualizadas de seu Projeto Editorial. Neles, analisa o ambiente em que atua e renova suas diretrizes jornalísticas. Cinco textos foram elaborados nos anos 1980. A versão anterior do documento foi divulgada em 17 de agosto de 1997.

O que se divulga hoje deverá constar da abertura da nova edição do Manual da Redação, a ser publicada no segundo semestre deste ano. As edições anteriores do Manual foram lançadas em 1984, 1987, 1992 e 2001. ”

(…)

Uirá Machado é editor da Ilustríssima e coordenador da nova edição do Manual da Redação da Folha; foi editor de opinião (responsável pelos editoriais) e da seção Tendências/Debates.

Verified by ExactMetrics