Último show da cantora Gal Costa em novembro de 2022/Foto: Roncca / Divulgação
…
Sempre soube que a carioca Maria da Graça Penna Burgos Costa (1945/2022) e a gaúcha Elis Regina Carvalho Costa (1945/1982) tinham algo em comum, além de serem contemporânea e ostentarem o sobrenome Costa.
Gal e Elis dividiam o posto de ‘melhor cantora’ do Brasil no período que chamaremos aqui, a título de objetividade, de “pós-bossa nova”.
Minha preferência pessoal, óbvio.
Em meios a tantas e tamanhas vozes femininas que apareceram em plagas nativas da década de 60 para cá, o amigo e a amiga, fiéis leitores, hão de convir comigo a escolha não é tão fácil assim. Bethânia, Nana Caymmi, Nara Leão, Maria Odete, Marília Medalha, Simone, Alcione, Beth Carvalho, Clara Nunes, Alaíde Costa, Leila Pinheiro, Teresa Cristina, Baby do Brasil, Rita Lee, Marisa Monte…
Ok, paremos por aqui que a lista é imensa – e o nosso foco hoje é reverenciar a memória de Gal Costa e fazer o devido e merecido registro do lançamento do álbum póstumo desta extraordinária cantora:
As várias pontas de uma estrela – Ao vivo na Coala
Foi a última apresentação de Gal em 17 de setembro de 2022 no palco do Memorial da América Latina em São Paulo.
Impossível imaginar que o Festival Coala abrigaria o show de valor histórico.
O derradeiro brilho da estrela Gal Costa.
A propósito, este é o título da tocante reportagem feita pelo jornalista carioca Mauro Ferreira, em O Globo.
Fiquei bastante sensibilizado ao ler.
O link está aberto ao público.
Clique AQUI para ler.
…
Comecei falando de uma imaginária disputa entre Elis e Gal. Diria que, nesta altura da jornada, eu desisti da escolha. Não importa, nem é relevante. Mas, termino dizendo que ainda não tive coragem de ver o vídeo, também disponível no YouTube no canal da gravadora Biscoito Fino, e que Gal Costa é imbatível entre todos os cantantes da minha volumosa e diversa playlist.
Vejam a dimensão da minha saudade.
…
TRILHA SONORA
…


O que você acha?