Foto: Caetano Veloso e Gilberto Gil, os mais ouvidos/Divulgação
…
Diz-me o que ouves…
E te direi quem tu és.
Um retrato de mim mesmo que a plataforma Deezer (que acolhe minhas 700 músicas favoritas) acaba de me enviar:
Os 10 artistas que mais ouvi no mês de abril.
Vale a curiosidade, não?
…
Os campeões:
1 – Gilberto Gil
(Normal, não?No embalo das apresentações do show Tempo Rei em São Paulo, reservei um espaço só para o setlist das músicas que Gil cantaria nos quatro shows da temporada paulistana.)
2. Caetano Veloso
(Normal também. Tem, por óbvio, minha admiração por Caetano e suas lindas canções. Mas, ainda há um rescaldo das apresentações que Caetano e Bethânia fizeram em Sampa, no mesmo Allianz, no final do ano passado. Não fui aos shows. Vai daí, talvez, a tentativa de aplacar um tantinho que seja o inevitável remorsinho.)
3. Gal Costa
(Ora dirá o amigo e amável leitor: um baiano puxa o outro que puxa o outro e… chegamos em Gal Costa. Inesquecível Gal, de repertório variado e que sempre me comove, especialmente quando interpreta clássicos da MPB como “Alguém Me Disse” (Evaldo Gouveia e Jair Amorim) “Só Louco” (Dorival Caymmi).
4, Chico Buarque
(Imprescindível minha dose diária da obra musical de buarqueana.)
5. Ben Jor
(Minha referência musical. Outro dos imprescindíveis em qualquer escolha musical que eu faça.)
6. Erasmo Carlos
(Saudade do Tremendão – e do seu jeito poético e um tantinho irreverente de olhar e cantar o amor.)
7. Emílio Santiago
(Muito provavelmente o melhor cantor da nossa geração, os que andam entre os 60 e os 70 e poucos. Sua voz me emociona.)
8. Sade
(Única presença internacional na lista. Também para mim foi uma surpresa. Reminiscências dos anos 80 e 90, ainda me delicio com clássicos no timbre único da vocalista britânica/nigeriana Sade Adu. Suingue e romance.)
9. Ednardo & o Pessoal do Ceará
(Basicamente, duas canções levaram os talentosos nordestinos Ednardo, Belchior e Amelinha a figurarem entre os tais e os quais do mês de abril. “Pavão Mysterioso” e “Terral”, gravadas ainda na virada das décadas de 60/70, quando os três mais o Fagner aportaram por aqui, o Sul Maravilha.)
10. Elis Regina
(Seria um equívoco considerável, da minha parte, se nossa melhor cantora não figurasse entre os 10 mais ouvidos do mês, seja qual for o mês. Elis, para sempre, Elis.)
…
TRILHA SONORA
Minha escolha recai na voz acolhedora e única de Sade:
…
BOA SEMANA!
…
O que você acha?