Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Crônicas de Viagens – Budapeste

Foto: Arquivo Pessoal

20 – A bruxa

Sou uma bruxa!

Não garantiu de papel passado e timbre oficial.

Mas, foi o que disse a mim e ao grupo de turistas brasileiros que a acompanhavam pelas ruas encantadas de BUDAPESTE naquela manhã ensolarada de primavera na Hungria.

Empenhados que estávamos em fotografar a tudo e a todos, ali pelas margens do Danúbio, não demos lá grande atenção ao comentário gracioso que a jovem guia fez em louvável portunhol para que brasileiros e argentinos lhe entendessem.

E, claro, a entendemos mesmo quando insistiu no gracejo:

— Dizem que todas as mulheres do mundo são bruxas. Há alguma verdade nisso. Temos, sim, encantos e magias. Mas, acreditem, aqui, onde nasci e vivo, essa é a fama que nos persegue.

Rimos da observação. Mas, não lhe demos trela.

Como disse, nosso negócio era clicar a tudo e a todos.

As cidades de Buda e Peste, cortadas pelo Danúbio, oferecem cenários fascinantes.

A desconsiderar essa historinha de bruxas, reconheço que estamos em boas mãos.

Adrienn – vou chamá-la assim, pois desisto de tentar compreender seu nome com tantas e tamanhas consoantes que sequer os 16 sons de vogais do idioma húngaro conseguem transformá-lo em algo minimamente compreensível aos meus ouvidos…

Pois, então, Adrienn nos fala que Buda é a área nobre, mais residencial, e Peste é “onde trabalhamos”. Enumera os monumentos, lembra os tempos tristes do domínio comunista e que a Princesa Sissi (que deu origem a uma série de filmes com Rommy Schineider) era amada pelo povo. A princesa preferia viver ali, junto aos campesinos, do que o glamour da corte de Viena, onde vivia o marido, o poderoso Francisco José, rei do Império Austro-Húngaro.

De volta ao Brasil, conto a viagem aos amigos que me visitam. Mostro as centenas de fotos que fiz do passeio inesquecível – e, para provocar as mulheres presentes, conto que Adrienn nos revelou que era uma bruxa.

Eles riem, divertem-se. Comentam:

— Que bobagem!

Mesmo assim, curiosos, me pedem para que mostre a tal bruxinha.

Repasso, uma a uma todas as imagens que fiz naqueles dias.

Eu a fotografei várias vezes, junto aos monumentos, orientando o grupo. Junto à maquete da igreja de São Venceslau, o padroeiro da Hungria.

Reparem…

Cadê?

Incrível!

Adrienn não aparece nesta e em nenhuma outra foto.

* Publicado originalmente em 08/05/2010

Ainda nenhum comentário.

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *