“Não é exagero dizer que o Jornalismo Automobilístico já nasceu segmentado, pelo menos nas revistas. A fragmentação deste assunto nessas publicações surgiu mais por uma necessidade das redações do que por uma demanda de mercado.”
(…)
“De acordo com o jornalista do Diário do Comércio, Chico Lélis, devido à instalação da indústria no país, os cadernos de economia se viam obrigados a cobrir também o segmento automobilístico. ‘Começou mesmo em torno das corridas, mas a Economia, na década de 70, precedeu os cadernos especializados. Falava-se de veículos em Economia por causa da indústria, e a coisa acabou derivando para os cadernos especializados’.”
“Apesar da necessidade de abordar o mercado, Joel Leite ressalta a dificuldade que era acompanhar esse lado da indústria. “Fui um dos primeiros a se especializar no assunto. Talvez porque eu não cobria competições antes. Ninguém queria fazer. É um tema muito difícil, pesado’.”
“Joel ainda atribui grande importância da cobertura jornalística na ditadura militar para a segmentação do jornalismo de automóveis e formação de profissionais especializados. ‘No período do governo dos militares, a imprensa acompanhava os sindicalistas. Eles representavam o grupo que brigava com a ditadura militar por melhores salários e condições de trabalho. A figura do Lula ganhava força e isso trouxe muita visibilidade na mídia. Quando o Brasil voltou a ser uma democracia, vários jornalistas acabaram se adaptando ao segmento automobilístico, com uma visão mais política econômica do assunto’.”
(…)
“O Jornal do Carro foi a grande reviravolta do setor nos anos 80. Pela primeira vez, um jornal tratou de questões da indústria sob o ponto de vista do consumidor, abordando todo o tipo de tema.”
• Trecho da monografia “A Influência do Jornal do Carro Para a Segmentação do Jornalismo na Cobertura da Indústria Automobilística”, defendida por Guilherme Giannico, na noite de ontem como trabalho de conclusão de curso de jornalismo da Universidade Metodista de são Paulo. Orientação: prof. José Salvador Faro. Aprovado com nota 10.