Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Verdades mentirosas

"Eu tentei tudo. Pena que tudo não quis nada comigo" (Millôr Fernandes)

01. E aí, companheiro de todas essas bat-semanas, chegamos a julho. O mês sete deste nervoso ano de 1999, tempo em que, pelas previsões de Nostradamus, começa o império da destruição. Quer dizer: não quer dizer nada para aqueles cidadãos que vivem sob o céu azul e cinza desta cidade que mais separa do que une… Há sempre uma força de pressão no sentido inverso dos que ousam e sonham e pretendem brigar por um mundo melhor.

02. A bem da verdade, não sei se cabe culpar a cidade pelos erros que foram (e continuam sendo) nossos e que a transformaram nesta esfinge de modernidade e miséria, espanto e violência, sol e chuva, verdades e mentiras.

03. A metrópole que o poeta definiu como o avesso do avesso tende a nos confundir. Quase sempre nos traz verdades mentirosas que nos induzem a outros equívocos, situações limites e a acreditar numa mentira que se transforma em verdade diante de toda a sociedade… E por aí vamos com passos de formiga e sem vontade…

04. Quer ver uma verdade mentirosa? A Câmara Municipal cassou o mandato do vereador Vicente Viscome. Notável. Todas as evidências o situam como culpado e, portanto, precisa mesmo ser banido da vida pública e responder criminalmente pelos seus atos. Só que um dia depois, o prefeito Celso Pitta faz aprovar projeto de lei que muda o regimento da Câmara Municipal e cala toda e qualquer ação oposicionista. A manobra contou com a cumplicidade de vereadores situacionistas e significa um retrocesso aos tempos do regime militar. Lamentável sob todos os aspectos.

05. Veja o exemplo. Pelo novo regimento, mesmo com toda a pressão da opinião pública, é quase impossível a cassação de outros vereadores corruptos. Agora, o trâmite dos processos obedece uma série de regras restritivas (leia detalhe na pág.3) aos partidos que discordem do prefeito. Significa dizer que, se outros
viscomes existem na Câmara (e certamente os há), hoje se sentem aliviados, livres de qualquer sanção e prontos para continuar a marmotagem costumeira. Na verdade, não é preciso ser Nostradamus, nem o pombo paulista para saber que nesse angú tem caroço… Outros processos de cassação da Câmara ficaram para setembro.

06. Esse encontro do Rio de Janeiro também é outra verdade mentirosa para TV mostrar ao mundo globalizado. Uma grande farsa. Aliás, como tantas outras que a vida nos impõe sob a égide do conformismo e do não…