Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Jô está de volta… (2)

(A história dos talkshows na TV brasileira)

III.

O processo de redemocratização do País possibilitou grande incentivo aos programas de debates e entrevistas; primeiro, no início e depois no transcorrer dos anos 80. São dessa época, por exemplo, títulos consagrados como Roda Viva, Canal Livre, Crítica & Auto Crítica, entre outros.

Vale registrar, como ponto favorável, à onda desses programas o almejado fim da censura política em 1979.

Na esteira desse momento, digamos, de libertação, o formato talkshow foi ganhando adeptos como Marília Gabriela, Ferreira Netto e Alberto Helena Júnior.

IV.

Marília Gabriela misturou alguns gêneros televisivos em seu Maria Gabi Gabriela, com trilha de Rita Lee, ainda nessa década. Juntava no mesmo estúdio atrações diversas e as entrevistava uma a uma, entremeando números musicais e outras atrações.

Algum tempo depois, já nos anos 90, experimentou dividir a bancada com o Macaco Simão e o jornalista Augusto Nunes em De Frente Com Gabi, no SBT. É dessa época uma bela entrevista com o escritor e jornalista Carlos Heitor Cony que lançava um novo livro (“Quase Memória”), após mais de 20 anos longe da literatura.

“Eu tinha coisa mais agradáveis a fazer do que escrever um romance”, respondeu Cony aos embasbacados entrevistadores.

Essa experiência não teve vida longa. Uma pena!

Coisas do SBT…

Marília continua até hoje com seus programas de entrevistas, tanto na GNT como na TV aberta (está de volta ao SBT). Com uma levada mais para o entretenimento e ao mundo dos famosos.

V.

Outra experiência bem interessante no gênero foi perpetrada pelo jornalista Alberto Helena Jr. na TV Record, também pelos idos de 80/90. Chamava-se Show da Meia Noite e, como insinuava o sugestivo nome, tentava atrair uma plateia de notívagos, interessados em ir além das notícias do telejornal ou das reprises de filmes antigos.

Helena viveu os ares da Record em seu auge, anos 60, no tempo dos musicais. Depois desenvolveu sólida carreira como jornalista esportivo, como coppy-desk e colunista do Jornal da Tarde.

À época, tentou dar uma guinada na carreira – e investiu firmemente na TV.

Show da Meia Noite, eu diria, foi uma oportuna iniciativa. No entanto, não prosperou em termos de audiência. Também teve vida curta…

*Amanhã falaremos do Programa Ferreira Neto.

Verified by ExactMetrics