Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Monografia sobre a Bundesliga

Minha manhã de sábado foi dedicada às bancas de avaliação das monografias de conclusão do curso de pós em jornalismo esportivo, na Faap.

Ao lado dos amigos e professores Alec e Tiago, participei de quatro sessões que resultaram na aproação dos estudantes Fausto Fagioli Fonseca (trabalhou com o tema de revistas para corrida de rua no Brasil), Vanessa Queirox (tratou da rivalidade entre a Mancha Verde e a Tup), Fellipe Santos Scozzafave (fez estudo comparativo entre as revistas Placar e a da ESPN/Brasil) e Luiz Gustavo Schlindwein Garcia (escreveu sobre a participação dos descendentes alemães na audiência da Bundesliga no Brasil).

Todos foram aprovados.

Destaque para a monografia do Luiz Gustavo, bem estruturado tanto na parte metodológica quanto no conteúdo histórico que desenvolveu.

Veja um trecho:

“Muitos jogadores brasileiros também já se destacaram na competição. Na temporada 2001/02 foram quatro entre os dez primeiros artilheiros, com Amoroso em primeiro lugar, Élber em terceiro, Aílton em quinto e Marcelinho em oitavo. Nas duas temporadas seguintes, os artilheiros também eram daqui, os próprios Élber e Aílton, respectivamente.

Zé Roberto, hoje no Grêmio de Porto Alegre, é o estrangeiro com mais participações na Bundesliga, com 336 jogos por três clubes diferentes – Bayern de Munique, Hamburgo e Bayer Leverkusen. Na temporada de 2003/04, Aílton foi o primeiro estrangeiro eleito “o jogador do ano na Alemanha”, feito também alcançado por Grafite na temporada 2008/09.

Outros se deram tão bem por lá que acabaram se naturalizando. Foi o caso de Paulo Rink, que conseguiu dupla nacionalidade em 1998, e Claudemir Barreto, o Cacau, em 2009. Os dois inclusive tiveram passagens pela seleção da Alemanha, sendo o primeiro convocado para 23 partidas, e marcvado três gols. O segundo atuou em 22 jogos e marcado seis gols, um deles na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, quando a Alemanha enfrentou a Austrália.

Kevin Kurányi, outro brasileiro com nacionalidade alemã, também jogou pela seleção alemã. Nascido no Brasil, mas filho de pai alemão e mãer panamenha, Kurányi fez 52 partidas pelo time principal da Alemanha e marcou 19 gols no total. Ele ainda teve passagem pela seleção de base, com dois gols em seis jogos.”

Verified by ExactMetrics