Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Descaminhos

Amigos foram aos protestos de ontem – e estão indignados com a ação da PM.

Dizem eles:

Foi uma manifestação pacífica, marcada pela participação de jovens estudantes, movimentos populares e muitas famílias. Mesmo assim, nas imediações do Largo da Batata, quando a turma do ‘Fora Temer’ e ‘Diretas Já’ estava se dispersando, os policiais começaram a jogar bomba e a perseguir manifestantes, criando um clima de horror e violência.

(Os responsáveis pela PM alegaram depois que uma agência bancária estaria sendo vandalizada pelos manifestantes e precisaram intervir.)

– Vivemos um estado policial – reclama, para mim, um deles. – E ninguém vai fazer nada?

Desconfio que não.

Pior: temo que essa truculência vá aumentar.

II.

Ele se surpreende com a resposta.

Eu explico, ou tento:

A tigrada que se aboletou no Poder é descaradamente autoritária. Conta com o apoio, igualmente descarado dos grandes conglomerados de comunicação (que vão amenizar tudo o que aconteceu, basta ver o noticiário de hoje), e sabe que não resistiria ao escrutínio das urnas em uma eleição ampla, geral e irrestrita.

Suas propostas atendem aos interesses dos poderosos e, assim que se derem conta, mesmo aqueles que odeiam o PT passarão para a oposição. Basta que o resultado do arrocho econômico chegue até eles [e a todos nós].

E vai chegar, não se iludam.

III.

O que mais me impressiona é o grau de alienação (ou desfaçatez) que o Verdugo e seus asseclas demonstram diante do quadro social que se apresenta. Acreditar que ficar de joelhos aos interesses internacionais e promover o ajuste fiscal na conta dos mais humildes salvarão a Economia brasileira são apenas platitudes.

Esses expedientes servirão apenas para atear mais gasolina ao incêndio social que ora vivemos.

Outro fato nesse sentido (de alienação ou cinismo) é minimizar as manifestações que acontecem no País (Segundo o Verdugo, essas reúnem os 40 baderneiros que quebram vidraças).

Ontem não foi bem assim.

A quem eles imaginam enganar?

Imagino que nem eles próprios estão convencidos do que dizem e prometem…

Verified by ExactMetrics