Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Jornalismo vs. Entretenimento

Foto: Arquivo Pessoal

Foi um amigo querido quem me chamou a atenção para a coluna Balaio do Kotscho de ontem, no UOL.

Jornalismo ou entretenimento? Bordões e lacrações, vale tudo por audiência?

Trata-se de um assunto que nos é próximo, pois, como eu, o amigo é jornalista e professor de Jornalismo.

Kotscho, nosso guru, faz o alerta:

“O que se chama de “jornalismo profissional” para produzir “informação de qualidade”, está saindo de moda, ou as palavras perderam seu sentido original”.

Vale tudo em nome dos clicks e da audiência.

Creio que, mesmo para quem não é do ramo, vale a reflexão.

Ainda recentemente discorri modestamente sobre o tema por aqui.

O jornalismo. Para onde vai?

(Se é que vai?)

Inclui, no texto, algumas considerações oportunas feitas pelos leitores.

Mas, na boa, não chegamos a conclusão alguma.

Assim como Kotscho propõe e eu reitero.

Importante ficar alerta.

Os rumos, porém, são imprevisíveis.

Se me permitem, acrescento uma das minhas lembranças.

Meados dos anos 90, encontro Kotscho numa palestra da Universidade São Marcos, no Ipiranga.

O tema, óbvio: Jornalismo, a quantas anda?

Kotscho faz uma observação, com o seguinte sentido (não lembro as palavras que ele usou):

Os repórteres antes ganhavam o suficiente para viver, defendiam-se como podiam com uma média na padoca, viviam a caça de notícias. Mas, eram intransigentes com a verdade que traziam das ruas. Hoje, muitos de nós moravam em belos condomínios em bairros classudos (lembro que falou em Granja Viana), têm o carro do ano, os filhos em boas escolas, imaginam-se amigos dos donos dos jornais e, até por isso, são bem mais flexíveis aos interesses das empresas.

Nunca esqueci essa analogia.

Pode ter sido o começo do fim.

Hoje, muitos sonham em ser celebridade; quando não, a própria notícia.

Enfim…

Vida que segue.

Ainda nenhum comentário.

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by ExactMetrics