Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
…
Penso que seja obrigatório reverenciarmos a memória da economista portuguesa, professora doutora Maria Conceição de Almeida Tavares, que morreu, neste sábado que passou, aos 94 anos.
…
Colho dados de sua biografia no obituário divulgado pela Unicamp, onde era professora titular do Instituto de Economia.
“Economista, matemática e escritora, Conceição Tavares nasceu em Portugal, migrando ao Brasil em meados da década de 1950, pouco antes de Juscelino Kubitschek assumir a presidência do país. Foi durante esse governo que participou da elaboração do Plano de Metas, passando posteriormente pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). Ocupou,ainda, o cargo de deputada federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT), entre 1995 e 1999.”
Leio também que sua trajetória, em aulas, projetos acadêmicos e livros, foi fundamental para compreensão do nosso país.
Trajetória essa que alcançou amplo renome internacional e influenciou toda “uma geração de economistas e políticos brasileiros de renome como Dilma Rousseff, Luiz Gonzaga Belluzzo, Luciano Coutinho e José Serra”.
…
Sempre admirei a professora Conceição Tavares. Afora as credenciais acadêmicas apresentadas, a admirei porque respeito e admiro a quem pensa e trabalha na construção de um Brasil decididamente de todos os brasileiros. Admiro quem fala grosso e corajosamente com os poderosos e as classe dominantes e tem olhar de afeto e generosidade para os que mais precisam.
Valeu a luta, professora.
Seu legado é inspiração para os que ousam sonhar com um mundo melhor.
“Um holofote em meio à mediocridade” – como li num dos comentários do vídeo abaixo.
…
Veronica
10, junho, 2024Honesta como poucos! Visionária, comprometida, incrível !