Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Ao mestre com carinho

Caros,

Momentos de rara emoção vivemos ontem – professores, formandos, familiares e convidados – durante a cerimônia de colação de grau da turma de jornalismo “Prof. Fernando José Mendes Vilar da Costa”, realizada ontem no salão nobre da Universidade Metodista de São Paulo.

Na condição de coordenador do curso e presidente da Mesa, fui convocado a ocupar a tribuna para realizar o encerramento da solenidade. Preferi trocar o pronunciamento formal pelo registro de três agradecimentos.

Agradeci a honra e a alegria de compartilhar a magia que permeou toda cerimônia – e ressaltei que, quase sempre, o jornalismo nos toma inteiramente, mecaniza nossos atos e nos distancia das pessoas que nos são caras e a quem amamos. O jornalismo nos aproxima do mundo, mas por vezes, pode nos distanciar de quem nos é próximo e indispensável.

Agradeci e os parabenizei pela escolha do patrono da turma, o saudoso professor Fernando Vilar. Afirmei, sem qualquer exagero, que o Fernando foi um homem raro que dedicou o melhor de sua vida a formar bons profissionais de telejornalismo nesta casa. A homenagem foi mais do que justa, merecida e tocante.

Por fim, agradeci à meninada esses quatro anos de convivência. É sempre um grande desafio para nós – professores – vê-los chegar cheios de sonhos e, de alguma forma, participar da trajetória de cada um deles rumo à realização desses sonhos. Lá em idos tempos, esses sonhos e projetos foram nossos e, de alguma forma, continuam sendo. Só que agora se iluminam e renascem nas mãos e no coração de cada um desses jovens e promissores jornalistas.

“Felicidades a todos.”