Não sou propriamente um ‘carola.
Tenho uma formação marista e, de algum modo, mesmo que falte às missas aos domingos, me apresento como católico sempre que sou questionado – e faço minhas orações diárias para um punhado de santos.
De quebra, adoro visitar igrejas quando viajo ou mesmo quando vou a São Paulo, lugar onde nasci.
Faço este introito banal para que meus cinco ou seis leitores (se é que ainda andam por aí) entendam melhor o que segue abaixo.
Na manhã deste sábado, fui à igreja de São Judas que existe, aqui, perto de casa em São Bernardo para reverenciar o Cristo morto.
Lá fiquei por alguns minutos a olhar o movimento ainda esparso àquela hora e a rememorar essas manifestações de fé e bênçãos que se tornam mais evidentes nesses dias que antecedem à Páscoa.
Enquanto ouço o relato das emoções da procissão de ontem que um grupo de paroquianos faz no banco atrás do meu, me ocorre a lembrança de um depoimento do Frei Leonardo Boff e m sua derradeira conversa com o cético Darcy Ribeiro, um dos grandes pensadores brasileiros do século 20 que morreria dias depois.
Eram grandes amigos – e, nesta conversa, que ocorrera dias antes da morte de Darcy, o mote foi o quanto abençoada são as pessoas que têm fé e acreditam.
O antropólogo, autor de Maíra e O Povo Brasileiro, era cético. Mas, ao ouvir as palavras do amigo não se conteve e disse:
"Eu te invejo por seres um homem inteligente e com fé. Eu não tenho fé. Mas como eu gostaria que isso fosse verdade".
Em algum lugar de mim, surgiu, naquele breve instante, a vontade de tentar me fazer melhor a partir da alegria manifesta pela emoção daquelas pessoas que creem e professam sua crença em uma Luz maior, soberana, generosa e, sobretudo, fraterna.
Tomara sejam assim no cotidiano de suas vidas.
Chamam minha atenção alguns cartazes expostos nas paredes laterais. Em letras garrafais, anunciam o lema da Campanha da Fraternidade de 2015:
‘EU VIM SERVIR…’
Levado ao pé da letra, mundo afora, se todos nós seguíssemos este bom caminho, estaria resolvida a maior parte dos problemas do mundo.
Boa Páscoa a todos!
(Volto segunda.)
*A íntegra da conversa de Frei Leonardo Boff e Darcy Ribeiro está maravilhosamente bem narrada no Blog do Pedro Elói.
http://www.blogdopedroeloi.com.br/2013/04/darcy-ribeiro-recebe-extrema-uncao-de.html