Foto: Filipe Araujo/Minc
…
“Por mais que eu leia e fale de literatura, por mais que eu publique romances e contos, por mais que eu receba prêmios literários, faço o gosto de ser reconhecido no Brasil como compositor popular, e em Portugal como gajo [moço] que um dia pediu que lhe mandassem um cravo e o cheirinho de alecrim”, disse Chico Buarque, em referência à canção de sua autoria, Tanto Mar.
…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, entregaram o Prêmio Camões, o principal da literatura em língua portuguesa, ao músico, dramaturgo e escritor brasileiro Chico Buarque. A cerimônia ocorreu nesta segunda-feira (24), no Palácio Queluz, em Lisboa.
…
Em 2019, Chico Buarque foi o vencedor da 31ª edição do Prêmio Luiz Vaz de Camões de Literatura, mas o ato de entrega não foi assinado pelo então presidente Jair Bolsonaro. “É uma satisfação corrigir um dos maiores absurdos cometidos contra a cultura brasileira nos últimos tempos”, disse Lula.
(Fonte: Agência Brasil)
…
Nosso Blog reverencia a merecida homenagem a Chico Buarque. Aproveita a oportunidade e também este 25 de abril – 48° aniversário da Revolução dos Cravos que livrou Portugal da ditadura de Salazar – para o registro da versão original da canção ‘Tanto Mar’. Ouça também a versão que foi gravada pelo notável cantor/compositor brasileiro:
O que você acha?