Foto: Alain Delon em O Samurai/Divulgação
…
Ana Lúcia pede que registre em nosso Blog o falecimento do ator Alain Delon.
Morreu neste domingo que passou (18) em Douchy, na França, aos 88 anos.
“Foi um ícone para a nossa geração” – enfatiza a leitora.
E acrescenta o que, para ela, é uma verdade insofismável:
“Era um homem lindíssimo. E extraordinário ator”.
…
Não tenho como desdizer o que Ana Lúcia disse.
À época e por longos anos, todo o rapazola que se achava o bacana do pedaço invariavelmente ouviu de alguém a questão definitiva:
“O cara está se achando o Alain Delon”.
Duvido quem na faixa dos Mais_60 não ouviu uma única vez essa frase.
…
Diria que as moçoilas de então derramavam-se diante do olhar de mormaço do ator sempre que, nos filmes, o bonitão, em alguma cena, encarava fixamente a câmera.
Ouvia-se no escurinho da sala do cinema um repicar de suspiros e ais.
Pobrerapaziada! Na medida do possível, minimamente, tentava copiá-lo.
Mas, em vão.
…
À parte as questões sentimentais e estéticas, reconheça-se que Delon protagonizou ampla filmografia, com títulos clássicos como Rocco e Seus Irmãos (Visconti/1960), O Leopardo (Visconti/1963), O Sol Por Testemunha (René Clement/1960), A Tulipa Negra (Cristhian-Jacques/1964), O Samurai (Melville/1967), A Piscina (Jacques Deray/1969), Os Sicilianos (Henri Verneull/1969), Borsalino ( Jacques Deray/1970), A Marca do Zorro (Dussio Tessari/1975), Sol Vermelho (Terence Young/1971), Scorpio (Michel Winner/1973), entre outros muitos – cerca de 90, pelo que leio em seu obituário.
Uma jornada e tanto, meus caros.
Seu último filme foi a comédia Toute Ressemblanc (2019), que não ganhou título em português. Desconfio que nem sequer estreou por aqui.
…
Leio no mesmo obituário que Alain Delon morreu em sua casa em Douchy, cercado por seus três filhos. O ator deixou explícito, em testamento, um último pedido: que o cachorro dele, Loubos, fosse sacrificado. Seria a condição para que os familiares tivessem acesso à fortuna deixada por ele. O artista não gostaria que o animal sentisse a falta dele. Inclusive, no mesmo testamento, também manifestou a vontade de ser enterrado junto ao cão.
Os familiares de Delon já decidiram que não vão sacrificar o cachorro.
…
OS MUTANTES E ALAIN DELON
…
O que você acha?