Chama-se Judith. Deve estar batendo nos quarentinha (perdoem-me a indiscrição, e é aluno de um dos cursos de pós da Universidade.
É fanzoca de Ronnie Von, que jura ter conhecido já na fase madura, como apresentador de TV. Não perde um de seus programas no fim de noite da TV Gazeta.
“Ele é muito inteligente”, diz. “Elegantíssimo”.
Judith me procurou porque soube que escrevi sobre música popular por longos anos. Queria saber se eu o entrevistei em algum momento de sua carreira.
“Ronnie está fazendo 70 anos, sabia?”
II.
Saber, sabia.
Há até uma biografia ( Ronnie Von – O Príncipe Que Podia Ser Rei, de Antônio Guerreiro e Luiz Cesar Pimentel) que foi lançada neste ano para celebrar a data.
“Claro, claro, fui na noite de autógrafos, fiz até um selfie com o Ronnie”.
III.
Vejo o entusiasmo da moça, e temo decepcioná-la.
Preciso ser sincero, porém.
Digo a ela que nunca o entrevistei.
Não tenho certeza exatamente quando foi, mas a partir de determinado momento, meados dos anos 70, a carreira de Ronnie como cantor desandou.
Não quero parecer antipático.
Prefiro omitir esta segunda parte.
Gosto não se discute,
IV.
Lembro o aparecimento de Ronnie no programa Corte Rayol Show, comandado por Agnaldo Rayol e o Humorista Renato Corte Real, no auge da TV Record.
Ronnie cantou uma canção dos Beatles. Não me recordo qual. Pode ter sido a versão “Meu Bem”, mas algo me diz que foi “You’ve Gate To Have Or May Friend”, em inglês.
(Não li a biografia, não posso precisar),
Mais do que a voz, o que impressionou a mulherada foi a fina estampa do jovem cantor e os longos cabelos em forma de franja. Que, a cada momento, ele jogava pra cima com a cabeça.
V.
O programa da Jovem Guarda estava bombando nas tarde de domingo. Transbordava de anunciantes e o cast de cantores e grupos que queriam ali se apresentar era imenso.
Sobravam atrações que se revezavam a cada duas ou três semanas.
A turma de produtores da Record não teve dúvidas.
Logo projetou uma segunda atração para o público jovem. Só que agora no fim da tarde de sábados
Atenderia às duas demandas. Dos artistas e do dinheiro em caixa.
Ronnie, a cantora Rosemary e os Mutantes eram as atrações de “O Pequeno Mundo de Ronnie Von”.
*Amanhã continua…