Sou um saudosista.
Dou fé e assino embaixo.
Como não o ser na idade em que estou e do jeito que as coisas andam?
A mercê do rodamoinho de tristezas que se sucedem nos dias atuais, não houve como não lembrar, com uma baita saudade, o Velho Marques, um dos grandes, se não o mais talentoso, jornalista com quem tive o privilégio de trabalhar.
O Marcão encerrou sua carreira na Gazeta do Ipiranga depois de passar por outros tantos veículos em São Paulo e no Rio de Janeiro, chegando mesmo a ocupar a chefia de redação do Notícias de Hoje, jornal do Partidão, ainda nos anos 50.
Como disse – e agora repito, o homem era fera. Na Gazetinha, ele escrevia semanalmente uma coluna intitulada “Repórter GI” em que fazia um balanço dos fatos da semana. Sua habilidade era tanta no desenvolvimento da narrativa que a impressão que nós, leitores, tínhamos era de que os fatos, por mais diversos que fossem, estavam todos relacionados. Eram causa e efeito de um (in)certo descontrole social que a época – os anos de chumbo – provocava no dia a dia do pacato cidadão brasileiro.
Longe de mim o talento do Marcão. Mas, quando relacionei atos e fatos recentes – as patetices anunciadas de um governo espúrio, a questão do estupro no Rio de Janeiro e as notificações de que esse hediondo crime contra mulher é bem mais comum do que se pensa, o assassinato do garoto de 10 anos acusado de roubar um carro em um prédio em São Paulo, os escândalos que se sucedem envolvendo políticos e governantes, o acidente na Mogi/Bertioga com a morte de 17 estudantes e o motorista do ônibus e outras tantas e tamanhas tragédias – invoquei os truques e traquejos do saudoso jornalista parta dar forma e conteúdo à coluna de hoje.
Sei que meus esforços serão em vão.
Mas, fica aí o meu registro – e a minha indignação.
(*) Aproveito para fazer o convite. Está marcado para hoje, na Avenida Paulista, uma manifestação de repúdio à farsa institucional que ora vivemos. Organizado pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, o lema é "Fora, Temer e nenhum direito a menos" e promete se estender às principais capitais do País. Começa às 17 horas. Está anunciada a presença do ex-presidente Lula.
Te vejo por lá…