Foto: Bem Blogado/Divulgação
…
Aproveito o 8 de março – Dia Internacional da Mulher – para reverenciar uma personalidade que sempre esteve à frente do seu tempo: a notável cantora Leny Andrade que, em janeiro deste ano, completou 80 anos.
Dona de exuberante carreira internacional, a intérprete conquistou diversas premiações ao longo de sete décadas de carreira. No Brasil, falta-lhe o reconhecimento de público e crítica.
Uma grande injustiça, registre-se.
…
Para o crítico Mauro Ferreira, “o canto de Leny Andrade é uma das mais completas traduções de bossa nova. No Brasil, e também fora do país, há quem associe a cantora carioca imediatamente ao jazz pela singular habilidade da artista no scat singing, a arte do improviso vocal”.
E completa:
“Mas quem conhece intimamente o canto de Leny sabe que a intérprete sempre caiu no suingue do samba com a mesma maestria com que se embrenha no universo melodramático dos boleros e dos sambas-canção”.
…
Em agosto do ano passado, a pedido do maestro Gilson Peranzzetta, Leny foi para os estúdios para fazer o registro de uma da belas canções do maestro Tom Jobim (1927/1994) e Dolores Duran (1930/1959): Por Causa de Você.
Embora a cantasse ao longo de toda a sua carreira – inclusive na missa de sétimo dia de Tom Jobim, em 1994), a cantora nunca havia gravado a canção, uma das mais belas do nosso cancioneiro romântico e popular.
Ouçam:
…
O que você acha?