Imagem que ornamenta o altar da Igreja Matriz de S. José do Barreiro/Arquivo Pessoal
…
“A Família divina, num momento preciso da história, assumiu a família humana. O Pai se personalizou em José, o Filho em Jesus e o Espírito Santo em Maria“.
Leonardo Boff, teólogo, filósofo e escritor.
…
Inspirado na leitura do livro do Frei Leonardo Boff – “São José, a personificação do Pai” -, o Santo Padre, Papa Francisco, encaminhou ao escritor a seguinte oração ao Patrono da Igreja, dos trabalhadores e de todos nós:
Glorioso Patriarca São José, cujo poder consegue tornar possíveis as coisas impossíveis, vinde em minha ajuda nestes momentos de angústia e de dificuldade. Tomai sob a vossa proteção as situações tão graves e difíceis que Vos confio, para que obtenham uma solução feliz. Meu amado Pai, toda a minha confiança está colocada em Vós. Que não se diga que eu Vos invoquei em vão, e dado que, tudo podeis junto a Jesus e a Maria, mostrai-me que a vossa bondade é tão grande como o vosso poder. Amém.
…
Isso aconteceu em 2019 – e, na ocasião, disse Francisco a Leonardo Boff:
“Quero partilhar com o amigo a oração que rezo diariamente há 40 anos. Eu a recito depois das Laudes.”
…
Lembro a oração neste 19 de março, dia consagrado a São José, como sincero gesto de reverência e gratidão.
Repito assim, com humildade, o gesto papal e compartilho com os amigos leitores a oração e a devoção a São José, cultor da compreensão e do anônimo desvelo ao Divino.
Não há sequer uma só palavra dita por José em todas as Escrituras.
Seu exemplo nos diz tudo.
…
Que o Senhor nos proteja!
Que São José, o Operário, nos guie e ilumine…
…
…
O que você acha?