Foto: José Cruz/Agência Brasil
…
Eu acredito no bom velhinho!
Mesmo que o Blog do Brasilianismo tenha hoje classificado o Brasil em quinto lugar na recente edição do ranking que mede o quanto os países têm noção equivocada sobre a própria realidade…
Mesmo que o ano tenha sido uma barra em diversas frentes para este humilde escriba e a maioria dos brazucas…
Mesmo com todos os temores que se anunciam para o 2019 que se aproxima sorrateiro…
Mesmo assim, repito, eu acredito no bom velhinho.
Tanto que compartilho com os meus prezados leitores – poucos, mais fiéis e lúcidos, uhuhu! – a notável e oportuna entrevista do ex-presidente do Uruguai, José Mujica, para BBC News Brasil, em Los Angeles (EUA).
Um trecho:
O mundo desenvolvido começou a caminhar 200 anos antes de nós, fez muitíssimos sacrifícios, pagos pelo povo, os únicos que trabalhavam 12, 14 horas por dia, e assim se capitalizaram. No mundo colonial… tudo isso, não é? Nós (os solidários) chegamos tarde, corremos atrás, mas nem tudo está perdido. Não creio que a extrema-direita possa fazer mais além de concentrar ainda mais a riqueza. E, por infelicidade, teremos que aprender a ser mais pacientes, e continuar trabalhando. Os termos “esquerda” e “direita” são muito modernos, mas as faces do conservadorismo e da solidariedade são tão antigas quanto a existência dos humanos sobre a Terra. Seguiremos em frente.
Eis a boa nova que resgata em mim (tomara que em todos vocês, amigos) uma réstia de esperança para resistirmos e enfrentarmos o que se nos apresenta como cenário desalentador.
Cito Pessoa:
Tudo vale à pena
se a alma não é pequena
Sigamos em frente, amigos.
Pare uns instantes, porém, para conferir aqui a íntegra da ENTREVISTA assinada pela jornalista Ana Maria Bahiana.
O que você acha?