Editar o jornal mensal O Carpinteiro foi uma das experiências mais interessantes que vivi em minha carreira.
Foi ali pelo início deste novo século – entre 2002, 2003 e 2004.
A idealização foi do padre Brito, então pároco da tradicional Paróquia São José do Ipiranga.
Ele queria ampliar o poder de comunicação com o bairro. Para fortalecer o aspecto evangelizador, mas principalmente para incrementar a participação de um maior número de paroquianos na realização e consolidação de projetos sociais que atendessem à toda comunidade.
O jornal serviu como um dos esteios e o porta-voz deste ousado projeto.
Era um dos esteios porque reunia uma dúzia de anunciantes que, em troca da publicidade nas páginas do jornal, também se tornava parceira no apoio a iniciativas como a distribuição de cesta básica para famílias carentes (desde que os filhos estivessem matriculados e freqüentando uma escola), a formação de uma orquestra para crianças desamparadas, a manutenção de uma clínica de recuperação para dependentes clínicos, entre outras.
Como porta-voz, O Carpinteiro exibia uma linha editorial de ampla atuação social. Propunha, em reportagens e artigos, a integração dos diversos segmentos da comunidade local. Para este fim, requisitávamos uma coleção de colaboradores fiéis que comungavam do mesmo ideal. Escreviam coisas lindas. As reportagens ficavam a cargo da Fernanda Póli (onde anda, a menina?), as fotos eram do amigo Anísio Batista e a diagramação do Zé Ambrosio, camarada com quem trabalhei ao longo de mais de duas décadas.
A coluna mais lida era a do Padre Brito, com estilo contundente, direto; mas sempre otimista, tipo: “problemas sempre os há, mas saberemos enfrentá-los e resolvê-los”.
O jornal tinha entre 16 e 20 páginas, e alcançou uma tiragem de 100 mil exemplares.
Eu cuidava de arregimentar o pessoal – e tocar o “fechamento”. Claro que também escrevia minhas crônicas e reportagens.
Foi uma experiência e tanto.
Bom poder reverenciá-la aqui neste 19 de março, dia do Padroeiro…
Que São José, o Carpinteiro,nos abençoe e guarde…