Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

O primo

A propósito do post de ontem, sobre Jerry Lewis, lembrei-me de outra historia que gostaria de hoje lhes contar. Reminiscências de um filho saudoso, vá lá… Mas, é bem divertida.

(…)

Nos primeiros filmes, que fizeram grande sucesso no País, Lewis dividiu o protagonismo da trama com o então cantor Dean Martin.

Lewis e Martin formaram uma dupla imbatível nas décadas de 40 e 50. Faziam shows em casas noturnas, eram impagáveis na TV e, naturalmente, migraram para o cinema, enfileirando êxitos como “O Meninão”, “Ou Vai ou Racha”, “O Rei do Laço”, “Sofrendo da Bola”, “A Farra dos Malandros”, “O Rei do Circo”, entre outros.

Dean Martin era o bonitão, o galã romântico, que servia de escada para as gagues e as trapalhadas de Jerry Lewis.

(…)

Não sei quem foi dizer ao pai que o nome verdadeiro de Dean Martin era Dino de Martino, que ele havia nascido em 1917 (como o pai) e que seus antecedentes tinham origem no sul da Itália, calabrês assim como os pais do meu pai.

Foi o que bastou para que o Velho Aldo assumir pública e zombeteiramente que era primo do astro.

Não fazia cerimônia em espalhar a lorota nas rodas de amigos e parentes sempre que um novo filme estreava ou alguém, em qualquer conversa, citasse a dupla do barulho.

(…)

O pai exagerava. Dizia que, se o pessoal reparasse bem, poderia constatar que ele tinha a mesma elegância, o mesmo carisma e o inevitável sucesso com as mulheres que o primo-distante.

Os amigos riam, vaiavam e fingiam acreditar. Só a Dona Yolanda, minha mãe, não gostava nada, nada, da brincadeira do Aldão, em seus poucos mais de 1,60 de altura.

(…)

A sorte do pai é que, à época, não havia o Google, Wikipédia, essas coisas todas. E ninguém nunca se deu ao trabalho de buscar o nome original do ator. Que, na verdade, se chamava Dino Paul Crocetti. Ou seja, nunca pertenceu à dinastia dos Martinos.

Ainda nenhum comentário.

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *