Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Provas e convicções

Meus amigos,

Eu lhes digo, e dou fé.

Não tenho provas, mas tenho convicção.

De alguma coisa, eu já me curei, como podem atestar por aqui meus prezados cinco ou seis leitores.

Sobre futebol, por exemplo.

Só escrevo quando é algo absolutamente extraordinário. A conquista da medalha de ouro, é outro exemplo.

No mais, me fecho em copas.

Por mais que me coce a ideinha de falar do jogo de ontem, entre o meu Palmeiras e o Flamengo da mídia deslumbrada, ó… Passo batido e mudo até de assunto.

Agora…

Uma coisica que preciso ficar atento, me diz a preclara leitora (que prefere que eu não a identifique, pois provavelmente ela também não tem provas, mas tem a convicção) é segurar a onda de falar de política dia sim e outro também.
Ela justifica (e me deixa assim, entre o feliz e o sem-graça, pois já havia até pensado nisso; mas, sinceramente, não dei a devida importância):

– Quem procura o seu Blog está fugindo das notícias do dia, concorda? Notícias que não são nada animadoras, concorda? Não que sejam alienadas, mas ninguém resiste ao bombardeio das tragédias diárias. Concorda? Vem ao Blog para relaxar um tantinho, achar uma crônica divertida ou a história de um romance ou de uma lembrança ou de um personagem que nos cativa e encanta, concorda? Por isso, penso que você deveria pensar nisso…

Sequer deixei que ela, usasse o recurso de linguagem, o tal “concorda”, para lhe agradecer pelo toque e a orientação.

Foi a minha vez de dizer:

“Concordo plenamente, mas é que não tenho provas, mas tenho a convicção que…”

É a vez dela me interromper.

– A situação é esta que todos estamos vendo. Lamentamos. Lamentamos o teatrinho de ontem, foi um espetáculo catatônico. Também lamentamos a manipulação das informações e bem sabemos quem está do lado de quem… E, infelizmente, aonde tudo isso quer chegar.

– Você me entende? – ela pergunta, e conclui:

– Desconfio que falo em nome de todos os seus cinco ou seis leitores. Não tenho provas, mas tenho convicção, ok?

Ok.

Antes de terminar, porém, eu gostaria de recomendar a leitura do brilhante artigo “Black Blocs, os corpos e as coisas”, de autoria da jornalista, postado no “El País – Edição Brasil”, em 13 de setembro. É vital para entender o momento em que se vive…

Verified by ExactMetrics