Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

São Tiago e o caminho

Posted on

Tento com o meu texto de hoje a reverência, uma oração.

Neste 25 de julho, data consagrada ao apóstolo São Tiago, o Maior, rezo por sua bênção.

Rezo por nós.

Os tempos não estão assim nada fáceis. Tortuosos, íngremes, ameaçadores – e a fé no apóstolo, entre os prediletos do Senhor, ilumina e abre os caminhos.

(…)

São Tiago, o Maior – esta referência que agrega ao nome serviu para diferenciá-lo do outro, também apóstolo, e denominado de Tiago, o Menor. Mas, também o caracterizou pelo o porte rude e as ações desenvoltas, sempre definidoras.

Talvez por isso Cristo o chamou de Tiago, Filho do Trovão.

Era irmão de João, o Evangelista.

Doze anos mais velho que o Mestre, revelou-se o escolhido por Ele para testemunhar momentos raros de sua trajetória terrena – quando fez a filha de Jairo ressuscitar, no preciso instante da transfiguração e na agonia de Jesus no Horto das Oliveiras.

(…)

Seu nome original é Tiago Zebedeu, pois assim se chamava o pai carnal. Mas, também e principalmente, porque o nome Zebedeu significa simultaneamente doador e doado.

Tiago doou-se a Cristo pelo martírio – dizem os estudiosos da Bíblia. Arrematam ainda: Tiago foi doado por Cristo para que interceda por nós, sempre que ao santo recorrermos.

Abre os caminhos.

Dá firmeza aos passos.

Clareia nosso olhar e destino.

(…)

Hoje, 25 de julho, há celebrações mundo afora, especialmente na Espanha, onde foi aclamado santo padroeiro.

Em Compostela, séculos depois, encontraram os restos mortais do santo… É uma das mais antigas e procuradas rotas de peregrinação de fiéis e admiradores…

Mas isto é outra história que você lê AQUI.

*(foto: são tiago de compostela/espanha)

Ainda nenhum comentário.

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *