Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Senhor está no céu

Por força do ofício e dos cabelos grisalhos, sou convidado a falar sobre jornalismo para estudantes que terminam o ensino médio e estão em dúvida sobre o futuro profissional.

Não é raro, nesses encontros, ouvir a inefável pergunta?

— O senhor me aconselharia a fazer Jornalismo?

Meu primeiro impulso é usar a mesma expressão que o grande Marcão, meu primeiro editor, usou assim que cheguei à velha redação de piso assoalhado e grandes janelas para a rua Bom pastor, lá nos idos de 1974.

Fui apresentar-me na maior formalidade:

— O senhor pode contar comigo, eu disse.

E ele me respondeu, na lata:

— O Senhor está no céu. Seja bem-vindo.

II.

Volto à questão inicial.

Não posso desestimular ninguém a percorrer um caminho que, mesmo com seus altos e baixos, alegrias e tristezas, me fez tão feliz – e ainda faz. A ponto de estar aqui, na virada dos seis ponto zero, teclando para meus amáveis cinco ou seis leitores.

Minto se lhes disser que não tenho a vã pretensão de que essas maltraçadas linhas, de uma forma ou de outra, possam contribuir para que alguém, aí do outro lado, se sensibilize e sorria e pense e se transforme e se faça um tantinho mais feliz…

Nesses momentos, mesmo com todas as traulitadas que já levei vida afora, me imagino e sinto o mesmo jovem sonhador – e algo inconsequente – que um dia aportou na ECA/USP, de cabelos longos e bolsa de couro (um horror, mas era moda!), para cursar jornalismo em tempos bicudos da ditadura militar.

III.

Recomendo também a leitura do artigo A Melhor Profissão do Mundo, de Gabriel Garcia Marquez, para que entenda a essência e a magnitude de nosso trabalho.
E acrescento que o Jornalismo requer o exercício diário da humildade; pois, sempre estamos em busca de apurar a verdade dos fatos. Mesmo que, muitas vezes, essa apuração contrarie nossos ideais e ideias.

Não é simples, mas é uma baita aventura.

IV.

Quem se habilita, que venha!

E seja bem-vindo.

Mas, por favor, se amanhã ou depois me encontrar nos corredores da Universidade ou mesmo em alguma redação pela aí, não se esqueça… Senhor está no céu.