Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Três desafios

Trechos de minha fala, hoje pela manhã, II Congresso de Jornalismo Cultural, promovido pela Revista Cult. Participei do painel “As faculdades de jornalismo e o treinamento nas empresas. Diferenças e convergências” ao lado de outros coordenadores – Carlos Costa (Cásper Libero), Urbano Nobre Nosoja (PUC/SP), José Luiz Proença (USP), Ana Estela de Sousa Pinto (editora do programa de treinamento da Folha de S. Paulo) e Edward Pimenta (do Curso Abril de Jornalismo). O mediador foi de Mário Mazilli, jornalista e gerente geral da CPFL Cultura.

Representei a Universidade Metodista, por isso destaquei os três desafios que hoje enfrentamos no curso de Jornalismo.

A saber:

01.
Implantamos em 2009 um novo Projeto Pedagógico, com ênfase em conteúdos modulares que se integram e complementam em cada semestre – e formam ao longo de oito períodos o percurso que o estudante deverá percorrer para a formação profissional em jornalismo.

Do primeiro ao oitavo semestre, o curso está estruturado em eixos temáticos * que contemplam 50 por cento da parte teórica humanística e 50 por cento de vivência nas práticas jornalísticas.

Que acontece da seguinte forma: a cada semestre, o estudante tem um módulo de iniciação à temática, outro de teoria e um terceiro onde faz o aprofundamento teórico com o exercício da prática jornalística.

Do terceiro ao sexto semestre, o estudante vivencia a experiência da Redação Multimídia, atuando efetivamente nos diversos veículos produzidos dentro do curso.

No sétimo e no oitavo semestre, como é de praxe, ele prepara o trabalho de conclusão de curso.

02.
Uma conquista/desafio deste semestre foi a implantação da Redação Multumídia, área que congrega laboratório/sala de aula, estúdio de TV, estúdio de rádio, espaço para os núcleos de jornalismo eletrônico e impresso, onde se finaliza e produz os veículos de informação.

O objetivo é proporcionar ao aluno a experiência de produção multimídia, tendo como pilar a argumentação crítica e social.

Um Portal de Comunicação, em parceria com o UOL, o RR Online, é o eixo onde as plataformas gravitam. As produções de rádio, TV, impresso e online são direcionadas, num primeiro momento, para o abastecimento do RR Online.

Importante salientar os avanços registrados em alguns aspectos, digamos, pedagógicos.

03.
Esse novo projeto valoriza os três pilares essenciais para o exercício do jornalismo: o respeito à verdade factual, a função crítica e a função fiscalizadora.

Para tanto, reunimos um corpo docente composto por profissionais com ampla atuação no mercado e professores titulados em diversas áreas das ciências humanas.

Por fim, a proposta estimula a interdisciplinaridade, a reflexão crítica e, em sinergia com o Projeto Pedagógico da Universidade, promove a inserção regional e a cidadania.

Verified by ExactMetrics