“A construção de um Brasil para todos os brasileiros.”
Ouvi a expressão acima citada do dramaturgo Gianfrancesco Guarnieri, lá pelos idos dos anos 80, em um jantar com o então prefeito Mario Covas. Guarnieri era secretário municipal de Cultura, a convite do próprio Covas, e ambos visitavam a região do Ipiranga, a convite de um grande amigo, o vereador Almir Guimarães.
Desconfio já ter contado essa história por aqui.
Em todo caso, não custa nada lembrar.
É que, desde então, usei a expressão em textos que produzi; ora dando crédito a Guarnieri, ora não…
Ontem, voltei a usá-la durante a cerimônia de formatura da turma Profa. Eloiza Oliveira Frederico, do curso de Jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo.
Tenho claro que, neste bom momento que vive o País, é importante realçar, aos jovens jornalistas, o quanto é fundamental uma Imprensa independente e fiscalizadora para que, de alguma forma, continuemos a trilhar o tal caminho da prosperidade – e, mais do que isto, para que essa propalada prosperidade verdadeiramente se estenda a todos e tenha, como conseqüência, “a construção de um Brasil de todos os brasileiros”.
Disse a eles também que, se o Brasil precisa do Jornalismo; mais do que nunca – creiam! – o jornalismo precisa desses jovens talentos.
Ao final, ressaltei que a expressão era de autoria do Gianfrancesco Guarnieri, quando eu o entrevistei no mais antigo dos anos.
Sinceramente, não sei se acreditaram.
Acharam que eu estava contando prosa.
Jornalista bom é assim mesmo. Desconfia de tudo e de todos…