HOME BLOG CONTATO INDIQUE ESTE SITE
 
Área:
BLOG | ver comentários |
Título: Cacildis!
Autor: Rodolfo C. Martino - publicado em 12/03/2009
 

Hoje, pela manhã, revi o rosto feliz do Mussum (1941/1994) estampado na camiseta de um garoto de vinte e poucos anos. Ele tinha um visual fashion: tênis quadriculado, a calça mais apertada do que o orçamento de trabalhador, bolsa transpassada e um corte de cabelo repleto de pontas. No entanto, o que chamava atenção na composição era mesmo a careta amiga e debochada do grande Antônio Carlos Bernardes Gomes.

Sobre a estampa, em letras vistosas e coloridas, um dos bordões que o consagrou:

CACILDIS!!!

Eu era pouco mais do que um garoto. Devia ter uns quinze, dezesseis anos -- e também tinha lá meus caprichos no vestir. Quase todas as quintas à noite ia às gravações do Show em Symonal, outro musical campeão de audiência da fase áurea da TV Record. No comando, o rei da pilantragem Wilson Simonal, acompanhado pelo Jongo Trio. Vez ou outra Benjor (ainda Jorge Ben) dava as caras por ali. Mas, a diversão estava assegurada quando os Originais do Samba entravam em cena.Um pandeirista risonho, de expressão trapalhona e falando um idioma inteligível, era o destaque.

O nome dele?

Mussum, o próprio.

Em âmbito nacional, como todos sabem, a carreira do carioca de Morro da Cachoeirinha decolou a partir do momento em que passou a integrar a turma do Didi, na Globo.

Passou então a chamar-se:

Mumu da Mangueira.

No entanto, desconfio que aquele fim dos anos 60 foi um período iluminado para o artista e seus pares de Show em Symonal – não sei porque insisto em grafar o nome do programa com y.

Mussa e os Originais do Samba fizeram um sucesso danado após gravarem o samba “Cadê Tereza”. Simona virou o grande nome do showbiz nacional. “País Tropical” o fez tão popular quanto Roberto Carlos. Benjor emplacou um sucesso após o outro. Além das duas composições já citadas, são dessa época: “Que Pena”, “Zazueira”, “Que Maravilha”, “Bebete Vambora”, “Charles, Anjo 45”, “O Guarda Chuva” – músicas que ainda hoje estão aí na boca de todos.

CACILDIS!

Nada, nada, lá se vão quarenta e tantos anos...


* Para Nick Lanis, que hoje aniversaria e estréia na carreira de DJ, hoje, no Clube Praga

* Foto: Jô Rabelo

 
 
COMENTÁRIOS | cadastrar comentário |
 
 
© 2003 .. 2024 - Rodolfo Martino - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Sicca Soluções.
Auto-biografia
 
 
 
BUSCA PELO SITE