HOME BLOG CONTATO INDIQUE ESTE SITE
 
Área:
BLOG | ver comentários |
Título: Agora é com elas
Autor: Rodolfo C. Martino - publicado em 30/11/2010
 

Na infância, o primeiro contato com o esporte foi aos cinco anos. O pai, Alves Teixeira, era locutor de futebol na Rádio Bandeirantes – e a mãe fazia questão de levar as filhas ao estádio para ver o pai trabalhar. Encostada no alambrado do Pacaembu, a menina já fazia os primeiros questionamentos:

-- Aqui, não é coberto. Eu não gosto de tomar chuva.

Mal sabia ela que aquele contato com o futebol, antes uma obrigação familiar, se tornaria quase diário no restante de sua vida.

Na hora de escolher uma profissão, porém, não foi o futebol que falou mais alto. Ela escolheu fazer a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e estava decidida a conviver com advogados e juízes. Só que o destino a pegou de surpresa e, assim que se formou, em 1963, aos 26 anos, recebeu um convite do jornalista Geraldo Bretas para trabalhar como cronista no jornal A Gazeta Esportiva.

- Mesmo sem saber nada do jornalismo, eu aceitei. Meu pai não me impediu, mas impôs uma condição: que eu não me envolvesse com jogadores.


*Depoimento de Semiramis Alves Teixeira, a primeira jornalista mulher a trabalhar com esportes no Brasil. A trajetória dessa pioneira e de mais nove mulheres que trabalham com futebol – Regiani Ritter, Sílvia Vinhas, Denise Mirás, Soninha Francine, Marília Ruiz, Renata Fan, Joanna de Assis, Renata Cuppen e Natalie Gendra – está no livro reportagem “Agora É Com Elas”, de autoria de Daniele Caldeira, Débora Alfano, Júlia Rodrigues e Paula Ramos. O livro é um trabalho de Conclusão do Curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo. Foi apresentado e aprovado hoje em banca.

Parabéns às autoras, jovens jornalistas.

 
 
COMENTÁRIOS | cadastrar comentário |
 
 
© 2003 .. 2019 - Rodolfo Martino - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Sicca Soluções.
Auto-biografia
 
 
 
BUSCA PELO SITE