HOME BLOG CONTATO INDIQUE ESTE SITE
 
Área:
BLOG | ver comentários |
Título: Dez passos...
Autor: Rodolfo C. Martino - publicado em 09/12/2011
 

... para se reconciliar com o cartão de crédito

Especialistas oferecem sugestões para transformar o cartão de crédito em um amigo do bolso e não passar aperto no fim do mês

Por Fernando Rubino

1 – Conheça bem as taxas do seu cartão de crédito; pois, além do valor total dos produtos e serviços comprados durante o mês, você ainda terá que pagar nas faturas as taxas de seguro e anuidade.

2 – Atenção aos juros. Saiba quanto você terá que desembolsar caso atrase o pagamento da fatura ou não pague a conta completa. Os juros podem chegar a 12 por cento ao mês e causar graves prejuízos ao orçamento da família.

3 – Planeje o pagamento da fatura do cartão para o mesmo dia em que você recebe o salário. Dessa forma, você terá mais dinheiro disponível para pagar a conta antes da data de vencimento e evitará juros.

4 – Hora de comprar é hora de planejar. Registre todos os gastos com o cartão de crédito para não se surpreender com a conta no final do mês. Procure utilizar esta forma de pagamento apenas com aquilo que é realmente necessário.

5 – Aguarde a hora certa para gastar. O melhor momento para usar o cartão de crédito é um dia após o fechamento da sua fatura. Consulte a operadora do seu cartão para saber qual é a data.

6 – Estabeleça limites. É necessário saber até quanto você pode gastar com o pagamento da fatura do cartão de crédito. Especialistas sugerem o valor de, no máximo, 30 por cento do salário para não correr risco de dívidas.

7 – Muitos bancos recompensam os melhores clientes com brindes, viagens e descontos nas taxas de seguro e anuidade. Para que isso aconteça, procure sempre pagar em dia a fatura do cartão de crédito.

8 – Nunca empreste seu cartão para evitar que alguém faça dívidas em seu nome. Se a pessoa para quem você emprestou o seu cartão não puder cumprir com o pagamento, você perderá o dinheiro e a amizade.

9 – Operadoras de cartão erram. Por isso esteja atento à fatura e verifique se não há cobranças indevidas. Caso suspeite que o cartão foi clonado, alerte sua operadora o mais rápido possível.

10 – Uma última dica: para compras de baixo valor, sempre opte pelo pagamento em dinheiro ou no cartão de débito. Caso contrário, uma pequena conta pode se acumular a outras pequenas continhas e formar uma grande dívida.

• Reportagem do Jornal Experimental $eu Bolso, apresentado ontem à banca avaliadora como trabalho de conclusão do curso de jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo, elaborado pelos seguintes formandos: Bruno Godoy, Fernando Dal Pino Gualtieri, Fernando Rubino Ernesto, Isabella Bassichetto, Matheus Sellmer e Rodrigo Hora. Orientado pelo profa, Margarete Pedro, e aprovado com nota máxima: 10.

 
 
COMENTÁRIOS | cadastrar comentário |
 
 
© 2003 .. 2024 - Rodolfo Martino - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Sicca Soluções.
Auto-biografia
 
 
 
BUSCA PELO SITE