HOME BLOG CONTATO INDIQUE ESTE SITE
 
Área:
BLOG | ver comentários |
Título: Wando e os sambeiros
Autor: Rodolfo C. Martino - publicado em 08/02/2012
 

Início dos anos 70. São Paulo vive um momento singular. O lugar que o Poetinha classificara como o túmulo do samba acompanha o explosivo sucesso de “Trem das Onze” em pleno ribombar do carnaval carioca. De autoria de um paulistano típico, Adoniran Barbosa, os versos ingênuos não fazem referências ao Cristo Redentor, às escolas de samba carioca – e, sim, ao Jaçanã, bairro da zona norte paulistana.

Tão surpreendente quanto o êxito nacional que alcança “Trem das Onze”, a cidade assiste à aparição de diversas casas noturnas dedicadas exclusivamente ao gênero e chamadas – até por mais óbvio que seja – de “sambões”. Bairros nobres, como Moema, são invadidos por ordas de “sambeiros”, noite adentro, em busca de alegria e diversão.

Há quem diga que os amigos aí em cima sejam os precursores da onda do pagode.

Pode ser...

Não duvido.

Pois foi nesse cenário que o cantor/compositor Wando surgiu para a música popular brasileira e compôs a trilha sonora daqueles idos ao lado de nomes como Benito di Paula, Franco, Originais do Samba e do carioca Agepê, entre outros.

A chamada crítica especializada e os ‘patrulheiros’ de plantão – eu, inclusive – torciam o nariz para o gênero e sua popularidade. Fácil explicar o motivo da rejeição: o Brasil vivia a fase mais aguda da ditadura militar. Imaginava-se tolamente que toda a canção deveria ter um engajamento social para dar consciência às massas.

Como entender, então, versos tão singelos – e tão eternos por falarem à nossa alma – como os que pautaram o primeiro sucesso do compositor Wando, na voz do Sr. Sorriso, Jair Rodrigues:

“O importante é ser fevereiro
e ter carnaval para gente cantar...”

Ainda bem que Wando não levou nosso rancor a sério – e fez notável carreira.

Que Deus o tenha...

 
 
COMENTÁRIOS | cadastrar comentário |
 
 
© 2003 .. 2024 - Rodolfo Martino - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Sicca Soluções.
Auto-biografia
 
 
 
BUSCA PELO SITE