HOME BLOG CONTATO INDIQUE ESTE SITE
 
Área:
BLOG | ver comentários |
Título: Em nome da Santíssima...
Autor: Rodolfo C. Martino - publicado em 13/05/2013
 

Porque hoje é 13 de maio – dia de Nossa Senhora de Fátima – vou lhe contar uma história dos tempos de garoto, quando freqüentava o Colégio Marista Nossa Senhora da Glória, no Cambuci, em São Paulo.

Old times...

II.

O Irmão Fidélis tinha como missão convencer a meninada à devoção a Nossa Senhora. Fosse qual fosse a aula que ele nos dava, o Irmão encontrava uma brecha para falar de religião.

Certa manhã, em meio a aula de Língua Portuguesa mudou totalmente o rumo das explicações para explicar aos estudantes adolescentes a profusão de nomes e títulos que a Santíssima ostenta mundo afora.

- A mãe de Cristo é uma só, disse. – Aparecida, Lourdes, Fátima, do Carmo e todos os demais servem para designar os lugares onde a Mãe de Deus apareceu.

Fazíamos expressão desconfiada, desconfio. Pois o Irmão, generoso em suas explicações, completava no esforço de evangelizarmos:

- Das Dores, Anunciação, Desatadora dos Nós, Imaculada Conceição são referências a momentos marcantes na vida de Maria e dos homens. Milagres que não podem ser esquecidos.

III.

A classe permaneceu em silêncio. A ruminar pensamentos sobre a veracidade das palavras do professor. Não lembro se algum garoto (sim, garoto; pois naquele tempo meninos e meninas estudavam em classes separadas. Muitas vezes, em escolas distintas.) teve a coragem de publicamente questioná-lo sobre as diversas caracterizações das imagens da santa.

Lembro, sim, que o Irmão fez questão de detalhar:

- Cada povo, cada país, cada região faz questão de representá-la à sua semelhança e imagem. De acordo com as feições daquela gente, dos usos e costumes daquele lugar. Assim, há uma identificação maior entre as pessoas e a Padroeira. Vejam a cor da imagem de Nossa Senhora Aparecida significa a miscigenação das raças que é uma das mais belas característica do povo brasileiro... Entenderam?

IV.

Não me recordo qual a reação da classe naquela manhã.

Não esqueço, porém, a ação do Irmão Fidélis toda vez que queria nos convencer das bem-aventuranças do caminho de Deus.

Seu expediente era infalível.

- Não importa para qual Nossa Senhora vocês rezem. Podem rezar para a denominação que bem entenderem. Importante é desenvolvam a fé na generosidade e nos poderes de Maria, Mãe de Deus. Que seja uma Ave-Maria por dia, Ela nunca irá abandoná-los. E mesmo na hora da morte irá recepcioná-los no Reino dos Céus.

V.

Como éramos uma turma de aspirantes a inconfessos pecadores, tratamos de cumprir com nossas orações diárias.

Meus caros cinco ou seis leitores, por favor, entendam. Tínhamos doze, treze anos, tempo das descobertas do amor, das mulheres, do desejo...

Bem, vamos mudar de assunto pois este é um post santificado.

- Que a Santíssima de Fátima olhe por nós... Por todos nós.

 
 
COMENTÁRIOS | cadastrar comentário |
 
 
© 2003 .. 2024 - Rodolfo Martino - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Sicca Soluções.
Auto-biografia
 
 
 
BUSCA PELO SITE