Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

40 anos

Boa noite a todos.

Gostaria de agradecer o convite para participar deste painel que reverencia os 40 anos da Faculdade de Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo e, na condição de coordenador do curso de Jornalismo, quero ressaltar em minha fala o preponderante papel desempenhado pelo Rudge Ramos Jornal tanto na formação dos estudantes como – e principalmente – na verdadeira ponte de mão dupla que se consolidou entre Universidade e comunidade ao longo de seus 32 anos de vida.

II.

O RRJ é um jornal laboratório produzido por alunos do quinto semestre do curso de Jornalismo que nasceu em julho de 1980, inicialmente como uma atividade extracurricular e voluntária. Com o passar dos anos, passou a integrar a grade oficial do curso, transformando-se em grata realidade para estudantes, professores e mesmo para a comunidade e suas lideranças. Hoje é um jornal da cidade com 15 mil exemplares, 16 páginas, formato tablóide, que circula quinzenalmente às sextas-feiras, com distribuição gratuita nas residências e em estabelecimentos comerciais de 22 bairros da cidade de São Bernardo do Campo, onde se localiza a Universidade.

Desde 2006, o Rudge ganhou uma versão online, de atualização diária, nos conformes com os novos tempos. O Portal RROnline é uma experiência multimídia, única no universo acadêmico do ensino de jornalismo.

III.

Nas duas versões, impressas e online, o Rudge Ramos Jornal procura publicar noticiário variado nas editorias de comunidade, saúde, universidade, economia, comportamento, esportes, políticas, cultura e região. Privilegia os acontecimentos e personalidades que fazem o dia-a-dia do Grande ABC, com a proposta de dar voz e vez a um tipo de informação local que, muitas vezes, sequer chega ao grande público.

Esta prestação de serviço qualifica as duas versões do veículo, além de professar uma dos pilares da Universidade que é a ênfase à regionalização. Além do que, faz com que o estudante de jornalismo desenvolva, entre outros, valores como responsabilidade social e apego à cidadania.

IV.

Atualmente, o Rudge Ramos Jornal tem como professora-responsável e editora a professora Margarete Pedro e o Portal RROnline tem a supervisão do professor Júlio Veríssimo, além de professores das diversas plataformas.

V.

Em pesquisa de opinião realizada na década passada, 97 por cento dos respondentes responderam que o jornal desempenha um papel importante, “pois informa sobre acontecimentos regionais”. 99 por cento, quase a totalidade, concordaram o jornal os ajudavam a conhecer melhor a cidade e a integrar os moradores.

•Texto básico da minha participação no painel “40 anos da Faculdade de Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo” que acontece hoje à noite, no salão nobre da Universidade, em São Bernardo do Campo