Ouviram falar da comuna italiana que está vendendo casas a 1 euro por unidade. Ou seja, menos de 4 reais?
Não é mentira, não, rapaziada.
O negócio é o seguinte, dois pontos.
O prefeito da pequena Ollolai está implementando (gostaram do tom formal do verbo?) um plano de revitalização da cidade que fica no interior da ilha da Sardenha, a uns 180 quilômetros de Cagliari.
Ollolai sofre com a contínua perda de habitantes. Tinha por volta de 2,3 mil e, agora, está com cerca de mil e quinhentos.
O projeto do alcaide (ops…), com ampla repercussão na mídia internacional, é vender cerca de 200 imóveis bem antigos, rústicos, que estão abandonados há décadas para eventuais interessados. Em contrapartida, o novo ‘feliz proprietário’ se compromete a arcar com uma reforma, orçada entre 20 e 30 mil euros, que deve ser feita num prazo de três anos. O comprador também só pode se desfazer da construção após 5 anos.
II.
Não sei maiores detalhes da transação.
Sei que, com algo em torno de 80 a 100 mil reais, seria eu o mais novo morador do simpático burgo de Ollolai.
Que charme!
Iria produzir queijo de ovelha que é o negócio que prospera (sejamos otimista) por lá.
Como não tenho a grana, fico por aqui.
III.
Se do outro lado da telinha houver algum interessado, é importante ir à luta com certa urgência. Faça escala em Cagliari e, de carro, chispe para a cidadezinha.
Soube que a procura foi grande.
Tanto que o prefeito anunciou: o prazo dos negócios se expira em 7 de fevereiro ou quando acabar o estoque.
IV.
Importante: leve agasalho e capa de chuva que é inverno por lá. Está nevando, chove bastante e, com frequência, as temperaturas são abaixo de zero.
O que você acha?