Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Ao alcance dos olhos e da indignação

"As palavras antigas são as melhores; as breves, as melhores de todas" (Winston Churchill)

01. Tenho sobre a mesa de trabalho, ao alcance dos olhos, algumas fotos feitas nesta semana. Uma delas mostra o majestoso prédio do Museu sem a iluminação externa que o transformava num dos mais belos espetáculos noturnos de São Paulo. Em outra, no mesmo Parque da Independência, a Esplanada dos Coqueiros também está quase às escuras. Uma terceira flagrante revela a orientação do funcionário da Eletropaulo, da rua Santa Cruz, a um grupo de usuários, enquanto outros tantos aglomeram-se próximos aos guichês de atendimento.

02. Valho-me desses registros fidedignos, que infelizmente ficaram de fora desta edição, para caracterizar os novos (e sombrios) tempos que vem por aí. Tempos de racionar, de apagar e, principalmente, de pagar — tamanha a voracidade que este Governo fala no tal tarifaço.

03. Valho-me também para contrapor a indignação dos leitores da Vila Carioca que têm ligado para a Redação de Gazeta do Ipiranga para reclamar — e com toda a razão: diversas ruas do bairro está com a iluminação pública ligada, dia e noite. O que faz com que muitos moradores não se conformem com a contradição das autoridades. Uma das reclamantes estava furiosa: Estamos ou não em tempos de contenção? Ou será que essas bordoadas servem apenas para castigar a gente mais humilde?

04. Falou e disse. Só não me estendo mais na questão porque jurei para alguns leitores não falar em certos cavalheiros que já ocupam todos os espaços da mídia, com promessas, discursos e outras tantas divagações. Pô, doutor jornalista, não agüento mais esse cunversê de que fulano vai ser cassado, beltrano vai renunciar, o presidente falou isso e aquilo. A gente sabe que não dá nem nada. Quer dizer, não muda nada para nós. Todo esse bláblábá pra punir um, dois – e o resto?

05. O descrédito do leitor é perfeitamente cabível. Não precisa ir muito longe para entender o porquê. Basta ler a relação de salários de sete conselheiros aposentados do Tribunal de Contas do Município — entre 9 e 19 mil reais. Depois vem aquele pessoal e diz que o aumento do mínimo (180 reais) compromete o equilíbrio das finanças do Governo e pode trazer a inflação de volta…

06. Para terminar, um registro-homenagem: está completando 81 anos hoje o sempre vereador Francisco dos Santos Batista Filho, o Chiquinho Batista. Ele foi parlamentar por diversas legislaturas e secretário de governo do prefeito Jânio Quadros. Ah! e um dos fundadores de Gazeta do Ipiranga. Chiquinho é mesmo um grande exemplo. Ainda hoje atende a população carente em seu escritório de advocacia — avenida do Cursino, 131. Parabéns!