Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Tins e bens e tais…

Ainda no embalo do post de ontem, vale lembrar uma história antiga que ouvi do próprio Tim Maia ao final de uma entrevista coletiva – que, na verdade, não aconteceu porque o cantor/compositor falou sobre tudo e sobre todos, só não respondeu às perguntas dos repórteres.

À mesma época, eu tinha uma pauta para desenvolver sobre os 50 anos de Erasmo Carlos, nascido no ano santo de 1942 como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Mílton Nascimento, Paulinho da Viola e outros notáveis da MPB – inclusive o próprio Tim.

Tentei, então, saber detalhes dos tempos de juventude, como era a tal turma da Tijuca que reunia, além de Erasmo e Tim, Roberto Carlos, Renato Barros (o líder do grupo Renato e seus blues caps) e Benjor.

Com seu jeito galhofeiro Tim desconversou.

Falou que esconder a idade é tabu no meio artístico.

Fez cara de malandro e jocosamente lançou a dúvida.

— Ô mermão, como vou saber a idade dos caras? Rapaz, quer que eu entregue a minha, diga logo? Mas vou lhe dar uma pala: o Roberto tem um ano a mais que nós, e o Jorge é o mais velho de todos…

E riu aquela risada descarada que só ele sabia dar.

— Escreve aí, mermão. Só não diga que fui eu quem disse, porque ele vai ficar puto da vida.

(…)

Pelo sim, pelo não, deixei o conteúdo dessa conversa de fora da reportagem que fiz para o Shopping News.

Não tinha nada a ver com o Erasmo.

(…)

Curiosamente, neste ano, em meados de março, alguns jornais e até programas de TV prepararam material para reverenciar os 70 anos de Benjor. A GNT chegou a exibir um especial na véspera de 22 de março, aniversário do Babulina. No dia seguinte, a assessoria de Benjor divulgou nota em que esclarecia que o ano de nascimento do artista era 1945.

O próprio Nélson Motta (nascido em1944 e próximo de todo esse pessoal) fez a coluna semanal no Jornal da Globo, reverenciando a obra benjorniana. Bem ao estilo brincalhão de Tim Maia, o jornalista terminou o programa assim:

“Seja como for, vamos comemorar duas vezes – porque Benjor merece. Uma agora e outra daqui a três anos. Salve Jorge!”