Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Um bairro de fé…

"Ter fé é enxergar o mundo com os olhos emprestados de Deus" (Provérbio popular)

01. Boas vindas ao novo bispo da região do Ipiranga, dom Gil Antônio Moreira, que toma posse oficialmente no dia 27. Dom Gil será o substituto de dom Antônio Celso de Queiroz que deixou o bairro há cerca de dois anos, depois de longos anos e inestimáveis serviços prestados à comunidade e ao País. Depois de dom Celso, o cônego Cosmo Maestri vinha respondendo interinamente pelo cargo na função de vigário episcopal do Ipiranga.

02. O anúncio de sua indicação, saudado em missa na igreja da UniFai no sábado, chega em momento especialmente feliz para os católicos do bairro. Há duas semanas, os ipiranguistas emocionaram-se com a divulgação da canonização de Madre Paulina do Coração Agonizante. Por esses dias, a população se prepara para a tradicional Festa de São José que acontece todos os anos e reúne milhares de fiéis na paróquia da rua Brigadeiro Jordão.

03. Dom Gil pode esperar. Outras tantas manifestações de fé se desenvolvem durante todo o ano. Duas delas têm alcance nacional e ocorrem quase que simultaneamente em outubro. São as comemorações do Dia de Nossa Senhora Aparecida (12) e do Dia de Santa Edwiges (16). Ambas as realizações se estendem por semanas, trazem milhares e milhares de devotos e o bairro vira notícia em jornais de todo o País.

04. A bem da verdade, nossa origem tem um alto componente religioso. O Ipiranga urbanizou-se ao redor da avenida Nazaré. Toda essa gleba de terra pertencia, ainda nos tempos do Império, ao conde José Vícente de Azevedo. Católico fervoroso, o conde doou, a entidades religiosas, grande parte de suas propriedades concentradas nesses arredores. Foi em uma dessas áreas que viveu e morreu Madre Paulina depois de fundar a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Em terreno próximo, onde hoje se situa o Instituto Cristóvão Colombo, viveu outra personalidade, em vias de beatificação, o Padre José Marchetti. Em outra gleba, a obra igualmente santificadora do cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, foi inspiração e mote para o desenvolvimento de outra instituição assistencial e educativa. Sob comando do padre Pedro Ballint, Círculo Social Operário do Ipiranga era composto pelo Colégio Cardeal Motta e Hospital Leão XIII, entre outras entidades.

05. Como se vê, o Ipiranga é mesmo um bairro de fé. Aqui, brasileiros de todos os cantos do País vivem, rezam e trabalham para a construção de um País mais justo, igualitário e, como dizem as Escrituras, onde se semeie a paz entre os homens de boa vontade. Bem-vindo ao Ipiranga, Dom Gil Antônio…