Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Vampeta no Bola da Vez

O Velho Vampe soltou a voz no Bola da Vez, da ESPN Brasil, levada ao ar nesta madrugada de quinta. Em síntese, Vampeta empurrou para os jogadores a cota maior de culpa para o fracasso do Brasil na Copa:

“Os caras tremeram”, disse várias vezes.

Em uma delas, foi questionado por um dos entrevistadores:

“Quais jogadores tremeram?”

A resposta veio na lata:

“Todos.”

Ele lamentou a ausência de boleiros que tem potencial como Lucas, Ganso, Kaká, Robinho, Adriano e até Ronaldinho Gaúcho. Mas, reconheceu que, ao longo da carreira, mesmo os mais jovens, não fizeram por merecer a convocação.

Resumiu numa frase, mais ou menos assim:

“Os caras hoje estão sem tesão para jogar futebol, para ser campeão.”

Causou polêmica ao dizer de sua simpatia por dirigentes como Marco Polo Del Nero, José Maria Marim, Eurico Miranda e outros congêneres. E, de algum modo, isento de responsabilidade maior o planejamento de Felipão e Parreira.

“Faltou iniciativa própria aos jogadores para se impor em campo”.

Questionou o encanto de todos com as inovações da seleção da Alemanha.

– Eles sempre foram assim. Gana, Estados Unidos e Argélia jogaram de igual para igual. Nós é que pioramos. Nossos jogadores na Europa, hoje, são figurantes.

Para ele, a Argentina só não foi campeã do mundo porque seus atacantes desperdiçaram as melhores oportunidades. “Se uma daquelas bolas entrasse, estaríamos elogiando tanto os alemães?”

Fiquei com a impressão de que a bancada de jornalistas não ficou à vontade com as opiniões do ex-craque do Corinthians e da Seleção. Me pareceu que Vampeta falava o que eles não gostariam de ouvir. A visão dura e realista de quem um dia esteve lá e conhece, por dentro, como as coisas acontecem…