Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

A crônica e o post

Posted on

Não tenho uma definição precisa, objetiva, para o que é crônica.

Tive a ousadia de escrever muito sobre o assunto (é só o interessado batucar ‘crônica’ aí no ícone de busca e conferir), participei de palestras, coordenei workshop e cousa e lousa e mariposa.

Li muito sobre o tema, também.

Mas, mesmo assim, de bate pronto, sempre que me fazem a pergunta me perco no latinório, cito este ou aquele autor famoso (Rubem Braga é o meu preferido: ‘escrever crônicas é viver em voz alta’) e, por fim, fico com a sincera impressão de que não me fiz entender.

Via de regra, meus interlocutores são pessoas educadas e generosas não me contestam e polidamente se dão por satisfeitos.

A palavra deriva de Cronos, o deus do tempo na mitologia grega.

Se os caríssimos leitores me permitem uma ousadia, diria que toda vez que retratamos o tempo que vivemos estamos escrevendo uma crônica. Pode ser no âmbito musical, em imagens como fotos e vídeos. Pode ser na poesia, pode ser em prosa.

Gosto de dizer que a crônica é um olhar mais alongado para o cotidiano. Um compartilhar de sentimentos, receios, amores, desamores, pequenas e grandes alegrias, algumas tristezas etc.

Mas, sempre um compartilhar.

A diferença entre uma crônica e um post?

Penso que esteja muito mais no entender do leitor do que propriamente de quem escreve.

Verdade!

Há a tentativa de envolver o leitor nos dois casos.

Se um tem o propósito de informar, divertir, impactar, causar, ‘bombar’, o outro – a crônica – pretende estar por perto, inspirar uma boa e arrastada conversa entre iguais, um repartir de olhares, uma sincera aposta que ainda seja possível acreditar e sonhar.

 

1 Response
  • Amândio Martins
    27, outubro, 2019

    Caríssimo Amigo Rodolfo,
    Brilhante exposição de hoje.
    O seu blog tem sido um brinde à boa leitura.
    Invariavelmente acompanhado de boa música e, como diz um velho amigo meu e colega seu de profissão, boa “letraria”, está sendo um cardápio supimpa para este sábado.
    Obrigaduuu!

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *