Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Distrital promove debates com candidatos da região

"Há quem passe pelo bosque e só veja lenha para a fogueira" (Tolstoi)

01. A Distrital do Ipiranga da Associação Comercial teve a feliz iniciativa de promover encontros com os candidatos a vereador pela região. Digo uma feliz iniciativa, pois confesso que, em vinte e tantos anos de jornal, nunca vi um número tão elevado de concorrentes, com algum tipo de vínculo regional. Aqui, na Redação, tentamos fazer uma listagem que, talqualmente aquele famoso e antigo refrão carnavalesco, cada vez aumenta mais. Vamos publicá-la nas próximas edições, e esperamos não nos escapar nenhum nome…

02. De qualquer forma, recomenda-se aos eleitores em geral que participem desses encontros. O primeiro realizou-se há duas semanas — e houve uma presença de público muito pequena. Compareceram 10 candidatos e a platéia chegava, se tanto, a 50 pessoas. Devem acontecer mais dois eventos do mesmo porte — o próximo será na quarta, dia 13, às 19 horas — na própria sede da Distrital (rua Benjamim Jafet 95), com entrada franca.

03. Ah! mas esses debates não levam a nada — há de dizer o leitor mais exigente. Certamente também fará questão de lembrar o verdadeiro bombardeio de propaganda político-eleitoral a que estamos submetidos nessa reta de chegada da campanha. Nas ruas, nada escapa à sanha dos correligionários: postes, muros, paredes e out-doors. No rádio e na TV, a mesma e insuportável cantilena:
vote neste… vote naquele. E aí vem as pesquisas e um sobe-e-desce de índices e números a nos confundir a mente e a vontade. Isso para não falar da Imprensa a repercutir todo esse desvario eleitoral.

04. Não lhe tiro um segundo de razão, caro leitor. Mesmo assim, insisto, vamos ouvir o que esse pessoal tem a dizer. Até porque esse frente a frente com o candidato a vereador vai dirimir toda e qualquer dúvida sobre quais são os legítimos propósitos que os levam à Câmara Municipal. Sinceridade e caráter, companheiro, não se mede por santinhos que nos chegam às mãos, menos ainda por todo esse multicolorido material de campanha.

05. Sei que o tempo é precioso e raro. O paulistano, via de regra, parece sempre estar numa corrida maluca atrás do tempo que já se perdeu. Mas, vamos lá, reserve mais duas horas para conhecer, olho no olho, quem vai ser honrado com o seu voto e a responsabilidade de reerguer essa cidade na virada do milênio.