Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Emo Sem Rótulos

Desde 2004, o site Trama Virtual foi criado pelos produtores musicais João Marcello Bôscoli e Carlos Eduardo Miranda, em parceria com o empresário André Szajman.

Bôscoli fala que o projeto não foi baseado em nenhuma ideia de fora:

– O Trama surgiu quando eu e o Miranda percebemos que tínhamos um problema sério. Muitas bandas nos entregavam material e era humanamente impossível escutar todas as músicas com o carinho que mereciam. Afinal, eram criadas com paixão. Então pensamos em desenvolver uma plataforma na internet em que os músicos pudessem publicar e divulgar as próprias músicas.

Se geograficamente as novas bandas estavam a quilômetros uma das outras, a distância propriamente dita passou a não existir por causa da internet.

Este era o timing certo: estavam nascendo justamente na época em que o acesso à rede começou a se popularizar entre os brasileiros.

Para o guitarrista da Fresno, Vevo, a página foi uma das responsáveis pelo fortalecimento da cena e por dar aos músicos um caminho alternativo ao das grandes mídias.

– Só o fato de um site disponibilizar espaço para tu colocar a tua música e para as pessoas baixarem gratuitamente fazia com que o pessoal da internet se identificasse muito com a cena.

Dentro do Trama Virtual existiam diversas ferramentas que ajudavam os músicos de alguma forma. O site investiu em jornalismo, cobertura de eventos e podcasts. O download, no entanto, era o carro-chefe e podia até gerar receita para as bandas. Um patrocinador de fora disponibilizava uma quantia em dinheiro que era repartida entre os artistas, de acordo com os números de arquivos baixados.

– Era legal porque havia um ranking e os artistas competiam entre si. De repente, a Fresno colocava uma música nova, ia para o topo do ranking e jogava todo mundo para baixo. Daí uma outra banda lançava e passava a gente de novo. Era uma coisa muito movimentada”.

Bôscoli comenta que era fácil perceber quais eram os grupos da cena mais bem-sucedidos dentro do Trama Virtual.

– Eu destacaria aí o NX Zero, Fresno e o Dance Of Days. Era impressionante como o público se interessava e como essas bandas acabavam tendo bons números no site.

•Trecho do livrorreportagem “Revival – Emo Sem Rótulos”, de autoria de Gabrielli Salviano, Michely Souza e Vinícius Marques, apresentado como trabalho de conclusão do curso de Jornalismo, hoje, na Universidade Metodista de São Paulo. Participei da banca como orientador. Parabéns aos novos jornalistas.