"Quem não pergunta, não sabe. Quem não quer saber, quer errar" (Padre Vieira)
01. Fui aos arquivos fotográficos de Gazeta do Ipiranga buscar imagens dos túneis em construção do Complexo Viário Maria Maluf. Queria ilustrar o Caro Leitor de hoje e lembrar uma grande queda de braço da administração Luiza Erundina, que era prefeita de São Paulo nos fins dos anos 80, com a população do Ipiranga. A proposta , como você, caríssimo leitor, já pode imaginar, é alertar a prefeita Marta Suplicy que atualmente vive um dilema semelhante com o Fura-Fila. Dar ou não dar continuidade a uma obra, para muitos, de utiilidade discutível que, para todo o sempre, vai levar a chancela do governo Celso Pitta.
02. Mas, voltemos aos túneis. A obra começou quando o ex-presidente Jânio Quadros era prefeito de São Paulo e foi paralisada na gestão seguinte, da prefeita Luiza Erundina, então filiada ao Partido dos Trabalhadores. Todo o sistema viário, que engloba as avenidas Bandeirantes, Imigrantes, Tancredo Neves, Juntas Provisórias e via Anchieta só foi concluído pelo sucessor de Erundina, Paulo Maluf. A renitência da então prefeita em dar seqüência a uma obra, projetada no governo Jânio Quadros, decepcionou os ipiranguistas mais tradicionais que, desde os anos 70, reivindicavam uma interligação entre as vias Imigrantes e Anchieta. A proposta desde então era diminuir o número de acidentes da área central e atenuar o intenso tráfego pesado que corta o bairro em todos os sentidos.
03. Antes que algum aventureiro lance de mão de qualquer argumento político-partidário, apresso-me em dar à lembrança deste fato um tom de alerta, e não de crítica à atual prefeita Marta Suplicy. Fixo-me em dois pontos. A saber. Tal e qual os túneis, as obras do Fura-Fila transformaram-se num "elefante branco" para a região. Estão a meio caminho da conclusão, fizeram um estrago urbanístico considerável em toda a área e há todo um material caríssimo que está se deteriorando à espera da continuidade da obra.
04. Tal e qual os túneis, não dá para simplesmente deixar como está, nem destruir o que foi feito para que tudo volte a ser como era… Só resta mesmo seguir em frente e aproveitar o que foi feito da melhor maneira possível. Inclusive não deixar de pensar numa futura (e põe futura nisso…) integração com o Metrô, essa obra tantas vezes anunciada e igualmente esquecida pelas autoridades, que inicialmente teria um traçado semelhante, só que com destino à Vila Prudente.
05. Se o caro leitor permitir, quero me dirigir agora à prefeita Marta Suplicy. Prefeita, acompanho seus esforços para cuidar de uma cidade repleta de problemas dos mais variados calibres e espécies. Sei que muitas das críticas que lhe fazem são precipitadas assim como a avaliação divulgada em recente pesquisa de opinião. Por isso, recorri aos arquivos de GI para, modestamente, representar a voz unânime dos moradores e empresário do bairro para que não incorra no mesmo erro. Batalhe junto ao governo federal a verba em torno de 100 milhões que está reservada no BNDES justamente para dar seqüência ao Fura-Fila — e mãos à obra…
07. Imagino o quanto de informações e palpites chegam aos seus ouvidos sobre esta e aquela obra, este ou aquele projeto. Assessores e jornalistas sabichões é o que não falta neste país de achistas, que sem eira nem beira acham isso, aquilo e aquilo-e-outro. Mesmo assim, insisto, olhe bem para esse estorvo que, sabemos todos, o Ipiranga não pediu, mas está arcando tanto economica como socialmente com o prejuízo.
08. Veja bem, prezada prefeita, não foi só o trânsito do bairro que ficou ainda mais intrincado com interdições e canteiros de obra. Toda área comercial do Sacomã, que já vinha enfrentando dificuldades, foi afetada. Para não falar das avenidas Juntas Provisórias e do Estado que sofreram uma deteriorização contumaz.
09. Melhor do que essas tantas linhas, creio que uma vistoria ao local fala por si e já vai lhe convencer que concluir o Fura-Fila é vital — até pelo tanto que já foi gasto e que pode se perder se algo não for feito com urgência. O Ipiranga não pode esperar…