Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

O Papa, a família e o perdão

Em um dos tantos grupos do Whats, chega a mim a homília do Papa Francisco sobre a família e o perdão. Foi lida em setembro –e me passou inteiramente despercebida.

Este 1916 não está nada fácil de carregar. Entre tantas e tamanhas encrencas diárias que enfrentamos, seja nos noticiários jornalísticos, seja em nossos trôpegos compromissos, viemos nos arrastamos até chegar dezembro que, como dizia o amigo Nasci, “não é propriamente um mês, mas, sim, uma grande celebração”.

Nesses dias conturbados, o ‘climão’ das festas anda, eu diria, nebuloso, mais para cinza chumbo grosso do que para azul da cor do mar.

Enfim…

Vamos tocando que a vida é feita de desafios, esperança e fé.

Trancrevo a seguir as palavras do Papa Francisco. Que sirvam de luz e inspiração para todos nós.

(…)

“Não existe família perfeita. Não temos pais perfeitos, não somos perfeitos, não nos casamos com uma pessoa perfeita nem temos filhos perfeitos. Temos queixas uns dos outros.

Decepcionamos uns aos outros. Por isso, não há casamento saudável nem família saudável sem o exercício do perdão. O perdão é vital para nossa saúde emocional e sobrevivência espiritual.

Sem perdão a família se torna uma arena de conflitos e um reduto de mágoas.

Sem perdão a família adoece. O perdão é a assepsia da alma, a faxina da mente e a alforria do coração. Quem não perdoa não tem paz na alma nem comunhão com Deus. A mágoa é um veneno que intoxica e mata. Guardar mágoa no coração é um gesto autodestrutivo. É autofagia.

Quem não perdoa adoece física, emocional e espiritualmente.

É por isso que a família precisa ser lugar de vida e não de morte; território de cura e não de adoecimento; palco de perdão e não de culpa. O perdão traz alegria onde a mágoa produziu tristeza; cura, onde a mágoa causou doença.”

Assim falou o Papa Francisco.