Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Os brazucas

Foto: Flora Purin e Aírto Moreira/ Divulgação

MPB em Destaque – 3

Programa de 12 de junho de 1983

Gazeta FM

Das 19 às 20 horas

(Abertura)

LOCUTOR:

Desde o aparecimento da bossa nova que a música popular brasileira consolidou notável prestígio em países como Estados Unidos, França, Itália, Alemanha e Japão. Na esteira dessa conquista, muitos brasileiros lá se radicaram e firmaram suas vitoriosas carreiras no Exterior. São mais conhecidos nesses países do que no Brasil.

Dou-lhes alguns nomes como exemplo – Egberto Gismonti, Aírto Moreira, Sérgio Mendes, Nana Vasconcelos, Baden Powell – e destaco a cantora Flora Purin, de respeitável aceitação na cena jazzística americana.

Aqui, ela canta Cais, de Milton Nascimento e Fernando Brant.

LOCUTOR:

Importante destacar que não para por aí a invasão de brazucas na cena musical estrangeira. Diversos nomes da MPB são frequentes convidados para apresentações no Exterior. Nossos músicos são respeitadíssimos e têm shows concorridos, além de arrebatar inúmeros fãs mesmo entre os principais nomes da música local. E não é raro que essa admiração se estenda em um convite para uma bem vinda parceria e gravação de álbum conjunto.

Um bom exemplo é o encontro de Milton Nascimento com o músico americano Wayne Shorter que resultou num dos mais admiráveis discos dos anos 70. Milton, que a princípio faria apenas uma participação especial, acabou como intérprete de seis das nove canções que compõem o disco Native Dancer.

Dois destaques:

LOCUTOR:

Em 1969, Elis Regina realizou um giro pela Europa acompanhada de uma trupe de músicos brasileiros de de primeira linha. Após apresentar-se em diversos países, Elis gravou dois discos. Um em Londres e outro na Suécia com o músico Toots Thielemans. No repertório, clássicos da música popular brasileira.

Entre eles, destacamos:

  • Aquarela do Brasil, de Ari Barroso e
  • Wave, de Tom Jobim

Continua no próximo post…

….

Ainda nenhum comentário.

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *